terça-feira, 17 de julho de 2007

Que Bom Mais Uma Casa

Fico feliz quando me chega a notícia de mais uma casa que se abrirá em nosso DF e Entorno. Fico feliz pois tal ato representa a resistência de nossa religiosidade. Pois em tempo em que somos brutalmente atacados pelas religiões divergentes da nossa que nos colocaram na posição de responsáveis pelos males mundiais termos mais uma casa aberta é sinônimo de benção dos Orixás, Voduns, Caboclos Inskisses e demais elementares de nosso panteão religioso. Estamos conseguindo sobreviver aos ataques, agora presicaremos sobreviver ao nosso maior inimigo, nossa desunião, nossa falta de participação em situações de interesses de nossa religosidade.
Acredito que somente a união possa fortalecer nossa identidade.

Convidamos todos os adptos de candomblé para a Grande Inauguração do Terreiro de Kafungele(Passarinho de Omolu), que será realizado no dia 21/07/07-20h, no endereço: Qd 139 rua 17 Lt 'D' Pq Mingone II, Jardim Ingá-GO, perto do Posto Passarela. Contamos com a presença de todos Bantuci

Convite para co-produção do Especial Literário Dia da Mulher Negra do Site Lima Coelho

Promoção: Casa da Cultura da Mulher Negra e Site Lima Coelho

Período de envio de contribuições: 15 a 23 de julho de 2007

Enviar para: Carlos Alberto Lima Coelho carlosalberto.limacoelho@gmail.come/ouCasa de Cultura da Mulher Negra ccmn@uol.com.brwww.limacoelho.jor.br/vitrine_literaria.php?pg=1


Visando:1. Estimular a produção literária das mulheres negras; e 2. Dar visibilidade à literatura feita por mulheres negras O Site Lima Coelho, que é um site literário, e a Casa de Cultura da Mulher Negra decidiram produzir o Especial Literário Dia da Mulher Negra do Site Lima Coelho, que constará da seleção para publicação no site Lima Coelho dos seguintes gêneros literários:.
conto (de até no máximo 100 linhas); .
crônica (de até no máximo 100 linhas); .
miniconto (entre 20 a 50 linhas); e .
poesia (de até no máximo 50 linhas).

A autora dos seguinte itens acima deverá enviar uma foto.
Partindo do entendimento que as mulheres negras enfrentam dificuldades e entraves, explícitos e implícitos, em todos os setores da vida social, o Site Lima Coelho estabeleceu uma parceria com a Casa de Cultura da Mulher Negra para estimular e visibilizar a produção literária das mulheres negras como uma das celebrações do 25 de julho, Dia da Mulher Afro-latino-americana e Afro-caribenha (Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe). Cientes de que a iniciativa é apenas uma gota d’água no oceano anti-racista que precisamos construir, mesmo assim nos alegramos em tornar realidade um sonho acalentado por nós: apoiara e abrir espaço para a divulgação da literatura produzida por mulheres dos setores oprimidos da sociedade.Aguardamos, e desde já agradecemos, contribuições nos estilos literários conto, crônica, miniconto e poesia. Vale à pena reafirmar que este É UM CONVITE para a co-produção de um Especial de Literatura para a celebração do 25 de julho com a produção literária de mulheres negras. NÃO É UM CONCURSO LITERÁRIO!
DA SELEÇÃO:
1. Toda a produção literária recebida será publicada, desde que:1.1. Se enquadre nos gêneros literários deste convite (conto, crônica, miniconto e poesia); 1.2. Esteja nos limites de tamanho especificados neste convite, a saber, conto/até 100 linhas; crônica/até 100 linhas; miniconto/entre 20 até 50 linhas; e poesia/até 50 linhas;1.3. Esteja pronto para a publicação, isto é, não necessite de revisões substanciais, pois a editoria do site não fará revisão e nem preparação de texto para a publicação; e1.4. Esteja condizente com a linha editorial do site de não publicar “texto com conteúdo impróprio, racista, machista, sexista, pornográfico, etc.”; 1.5. CADA AUTORA PODERÁ ENVIAR ATÉ 4 (QUATRO) CONTRIBUIÇÕES, DESDE QUE SEJA UM CONTO, CRÔNICA, MINICONTO E POESIA; e 1.6. Solicitamos de cada autora o envio de uma breve biografia de no máximo 500 caracteres com espaços
2. Os textos e poesias recebidos serão publicados em dois espaços no Site Lima Coelho, a saber:2.1. Conto, crônica, miniconto e poesia inéditos enviados pelos/as autores/as serão publicados na Vitrine Literária. 2.2. Indicações de conto, crônica, miniconto e poesia de autores/as já publicados serão “postados” no Fala, Tigre!
PERÍODO DE ENVIO: 15 a 23 de julho de 2007
ENVIAR PARA: Carlos Alberto Lima Coelho carlosalberto.limacoelho@gmail.com e/ou Casa da Cultura da Mulher Negra
JUSTIFICATIVA
Em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, em San Domingos, na República Dominicana, foi definido o 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Afro-caribenha, que no Brasil abreviamos para Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, com a finalidade de construir um alerta visível para situação em que vivem as mulheres negras da América Latina e do Caribe: opressão de gênero e racial/étnica particulares e que se potencializam.Pretende-se mudar esta situação exigindo que governos e sociedade reconheçam que o mito da “mulher universal”, o mito da “sororidade entre as mulheres” e o mito da “sororidade entre os negros”, são apenas mitos e não condizem com a realidade.Ao espanto e à alegação de “pra quê um Dia da Mulher Negra, se já existe o 8 de março, Dia Internacional da Mulher”, a resposta é simples e de certo modo até simplória. O 8 de março, de fato, simboliza um Dia Internacional da Mulher, de todas as mulheres, e até deixa nas entrelinhas que a opressão de gênero é comum a todas as mulheres. Todavia, não enfatiza a situação de opressão particular, por exemplo, das negras e das índias. Portanto, foi necessário construir uma data para simbolizar quem são as mulheres negras e como vivem sob a égide de duas opressões cruéis em sociedades machistas e racistas.Um outro lado pertinente ao assunto, foi abordado por Fátima Oliveira, no artigo “As negras radicalizaram!”, no qual ela avalia que “o feminismo da América Latina e do Caribe, incluindo o brasileiro, ignora o inteiro teor da luta anti-racista e não se deu conta que, em países como o Brasil (maior população negra fora da África e segundo maior país negro do mundo – só perde para a Nigéria), no qual metade das mulheres são negras, a não incorporação da perspectiva anti-racista pelo feminismo entrava seus propósitos libertários. “ (O TEMPO, 23 de julho de 2003).Atenciosamente,Alzira Rufino/Casa de Cultura da Mulher Negra e Carlos Alberto Lima Coelho/Site Lima CoelhoSantos/São Luís, 12 de julho de 2007Autor: Alzira Rufino/Casa de Cultura da Mulher Negra e Carlos Alberto Lima Coelho/Site Lima Coelho
__._,_.___

segunda-feira, 16 de julho de 2007

CARAVANA ATÉ BRASÍLIA

O Fórum Estadual de Entidades Negras e o Fórum Anti-racista de Partidos, Sindicatos e Sociais do Estado do Espírito Santo convidam entidades e pessoas em luta por cotas para negros e indígena em universidades, para somarem conosco nos dias 06 e 07 de agosto em Brasília.
Contatos: (27) 3223-7959 ou 995-1907 em Vitória.
Chegada a Brasília dia 06, com audiências com os Ministros da Educação e Justiça e Visita a SEPPIR à tarde e no dia 07, a partir das 14h30, audiências na Câmara e Senado, para cobrança da votação e aprovação da da PL 3.627 de 2004, referente a cotas em universidades.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Rito de Harmonização da FTU

Saravá,

No próximo sábado, dia 14/7/07, às 19h, haverá Rito de Harmonização com os Ancestrais, no Templo da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino - subsede/DF (mapa http://www.oicddf.org ).

Neste rito, os espíritos mestres do Tríplice Caminho apresentam-se, na roupagem fluídica de Crianças (Senhores do Início), Caboclos (Senhores do Meio) e/ou Pais-Velhos (Senhores do Fim), visando facilitar a assimilação de seus conceitos. Estes Ancestrais Ilustres, ligados a Corrente Astral de Umbanda, tem por objetivo restabelecer o equilíbrio do pensar, a estabilidade do sentir e por fim, a harmonia no agir.

Não esqueçam os casacos, com o Templo é numa chácara à noite tem esfriado muito.

Até lá!!!

Leila Duarte

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Projeto de Lei institui pensão alimentícia para gestantes

Foto Diógenes Santos - SECOM- SEFOT
O
Projeto de Lei 7376/06 aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, dispõe sobre a pensão alimentícia para a mulher gestante, da concepção ao parto. Pela proposta oriunda do Senado Federal, o futuro pai fica responsável pelas despesas também durante o período de gravidez.“O projeto tem mérito e deveria ser implantado também pelo Ministério do Desenvolvimento Social, através do Programa Fome Zero, já que trata de combate à fome”, diz a Dep. Federal Janete Rocha Pietá (PT/SP), membro da Comissão de Seguridade Social e Família. De acordo com o projeto, o pai passa a ter obrigação de contribuir financeiramente para a alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto e medicamentos. “Esse cuidado todo permitirá uma gestação monitorada e tranqüila e garantirá qualidade de vida não só à mãe, mas também à futura criança . Em Guarulhos, na Grande São Paulo, por exemplo, um programa semelhante já garante às gestantes cestas básicas em suas casas ", afirma a parlamentar. A matéria segue para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Babatunde Olatunji - O Mestre dos Mestres

____________________________________________________

Babatunde Olatunji - Grande mestre percussionista nascido na vila de Ajido, Nigéria, um membro dos povos do Yoruba, Olatunji foi introduzido à música africana tradicional já com uma idade avançada. Em 1950 foi para os Estados Unidos da América .

Carreira musical

Olatunji ganhou o respeito entre os músicos do jazz, criando um relacionamento forte com o John Coltrane e John Hammond da A&R de Colômbia que assinaram à etiqueta de Colômbia em 1957. Com ajuda de Coltrane, fundou o centro de Olatunji para a cultura africana em Harlem. Em 1959 Olatunji realiza a primeira de suas seis gravações com a Columbia Records, chamado Drums of Passion. Carlos Santana teve a sua participação no album "Jingo-lo-ba". Drums of Passion introduziu muitos americanos à música mundial. Olatunji gravou com muitos músicos proeminentes , iincluindo: Cannonball Adderley (African Waltz album), Horace Silver, Quincy Jones, Pee Wee Ellis, Stevie Wonder, Randy Weston, Max Roach e Abbey Lincoln.

Discografia

Circle of Drums (2005 Chesky)
Healing Session (2003 Narada)
Olatunji Live at Starwood (2003) Recorded Live at the Starwood Festival 1997
Drums of Passion [Expanded] (2002)
Love Drum Talk (1997 Chesky)
Drums of Passion and More (1994 Bear Family) Box Set
Drums of Passion: Celebrate Freedom, Justice & Peace (1993)
Drums of Passion: The Beat (1989 Rykodisc)
Drums of Passion: The Invocation (1988 Rykodisc)
Soul Makossa (1973 Paramount) (Single/EP)
Dance to the Beat of My Drum
Olatunji
Flaming Drums (1962 Columbia Records CS8666)
Zungo! (1961)
Drums of Passion (1959)

Babatunde Olatunji, faleceu em 6 de abril de 2003 nos deixando um grande exemplo de amor à vida, pois dizia:

"Sinto-me feliz por fazer parte deste mundo"

_______________________________

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Mais Um!

Um Pequeno Grande Percussionista

Este vídeo nos faz pensar no que podemos fazer quando realmente queremos.

Um Filme com minhas fotos que fazem parte de meu trabalho de pesquisa fotográfica sobre a comunidade afro-religiosa e que uso em meu trabalho contra a intolerância religiosa. Este trabalho já foi exposto nas galerias


Congresso Nacional - 3 vezes


Salão Cultural Afro N'Zinga


Galeria Ministério da Cultura


Galeria Renato Russo - 508 Sul


Atividades em escolas, faculdades e centros culturais





Ògã Luiz Alves

quarta-feira, 4 de julho de 2007

ANAConda

HOJE JÁ CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUAL VERDADE ESTÁ ESCONDIDA SOB A SIGLA ANAC -Ass. Nac. de Aviação Civil. NA REALIDADE A SIGLA REPRESENTA
ANAConda - POIS SÓ NOS ENRROLA E APERTA NOS AEROPORTOS.

Clube do Choro - NOCHES CARIOCAS

_____________________________________________

Recebi do amigo Floriano Régis que atualmente é o Vice-Consul do Brasil na embaixada em Lima no Peru, o convite para a sua festa de despedida daquele país. Floriano Régis é uma pessoa que faz a diferença, pois pelos países por onde tem passado como nosso representante, tem deixado a sua marca. Foi assim no seu trabalho com as mulheres brasileiras que foram para a Alemanha e se viram em situações difíceis como: desrespeito, exploração sexual, perda da guarda de filhos, etc... .Em Lima no Peru, se lançou a um projeto de levar aquele povo nossa cultura musical, juntou-se a outras pessoas e montaram um grupo de choro que vem divulgando a nata de nossa música. Floriano é um daqueles brasileiros que não veio à vida a passeio e sim para fazer a diferença. Seja bem-vindo . Abaixo segue o convite.

_______________________________________



Días: 7 y 14 de julio del 2007
Hora: 8:00 p.m.
Local: Satchmo (Av. La Paz 538, Miraflores


En ritmo de despedida. Así será el clima del concierto NOCHES CARIOCAS que el “Clube do Choro” realizará en el Satchmo (Av. La Paz 538, Miraflores) los sábados 7 y 14 de julio, de las 8 a las 10 horas de la noche.
Después de una larga permanencia en este país como Vicecónsul en la Embajada de Brasil, el percusionista Floriano Regis, uno de los padres del grupo, parte de regreso a su tierra natal a fines de julio, dejando plantado en suelo peruano un legado de emocionantes trabajos en pro de la integración cultural Perú-Brasil.

El concierto sigue con el mismo magistral repertorio, entre chorinhos - que se remontan a inicios del siglo XX en Brasil cuando nació ese ritmo musical - y nuevas composiciones, especialmente del peruano Nico Larrea, el más expresivo autor de choros en Perú. Además, NOCHES CARIOCAS también incluye la presentación de tradicionales ritmos brasileños como samba, baião, bossa nova, maxixe, entre otros.

El concierto cuenta también con una especial novedad: la presencia de la cantante francesa con sazón latina, Christine Audat.

La joven, quien estableció residencia en Lima desde hace algunos años trabajando para la Embajada de Francia, ha estudiado música en Brasil. Es dueña de un conocimiento musical precioso e inusitado, ya que ha logrado introducir canciones en el repertorio del grupo que ni siquiera sus músicos, algunos de los cuales expertos en el tema, conocían.

Christine Audat canta en perfecto portugués, capaz de engañar a los oídos mas experimentados y posee una voz impecable, suave y de una belleza impar.

El “Clube do Choro” cuenta con integrantes brasileños y peruanos, que buscan un intercambio cultural más profundo.


INTEGRANTES
SERGIO VALDEOS Director musical y guitarrista
FLORIANO REGIS Percusión
NICO LARREA Cavaquinho
JUNIOR PACORA Flauta
FLAVIO CAPORALI Percusión

Invitada especial
CHRISTINE AUDAT Voz


Prensa:

Vanessa Rodrigues: 9272 4246 / 9933 7582

Satchmo: 444-4957

terça-feira, 3 de julho de 2007

Camara dos Deputados - Brasília DF

>>>>>>Foto Luiz Alves<<<<<<

Uma Artista Digital

Joana Pugas é uma artista digital a qual venceu todas as barreiras para poder mostrar ao mundo a beleza de suas obras. Conheça mais sobre seu trabalho assistindo ao vídeo.

"Brasília sob os olhos de uma borboleta"

<<<<<<>>>>>>
Foto Luiz Alves
Foto tirada do terraço do Congresso Nacional.
<<<<<<>>>>>>

Interpretação Pessoal sobre o Por-do-Sol na Esplanada dos Ministérios

________________________________________________

Foto Luiz Alves

________

__________________

____________________________________

Juventude Negra:

Está no ar na Web a página de internet do Encontro Nacional de Juventude Negra (Enjune), com informações sobre a articulação nacional da juventude negra. O site www.enjune.com.br reúne em suas editorias, todas as informações sobre o processo de construção do Encontro, seus objetivos, data e local de realização, arquivos dos relatórios das plenárias nacionais e materiais de apoio para a realização das etapas estaduais, além dos contatos das comissões organizadoras dos estados participantes.
A página traz a programação do Enjune e as informações sobre os eixos temáticos do encontro. Na sessão Notícias e Agenda, os(as) internautas poderão se informar das principais atuações da juventude negra pelo país, com informes de atividades, eventos, atividades culturais, entre outros. O site traz ainda a editoria Boletim, onde estarão disponíveis as edições do Boletim do Enjune com suas reportagens e entrevistas. Durante os dias 27, 28 e 29 de julho, a juventude negra brasileira estará reunida no Centro de Referência Afro-Brasileira de Lauro de Freitas, na Bahia. São esperados(as) cerca de 600 jovens, eleitos(as) delegados(as) em etapas estaduais, além de convidados(as) nacionais e internacionais.

Tambor de Crioula, patrimônio imaterial:

_____________________________________

O Tambor de Crioula, uma das manifestações culturais mais antigas, autênticas e originais do Estado e do País, passou a ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A solenidade de comemoração do título reuniu dezenas de pessoas no último dia 18 de junho, na Casa de Minas, em São Luís. Fruto do sincretismo religioso, o Tambor de Crioula é uma louvação a São Benedito no Maranhão, praticada há mais de três séculos pelos descendentes dos negros, sob a forma de canto, toque de tambor e dança. Os ritmos e as danças têm identidade e estilo próprios. As variações rítmicas ocorrem entre os grupos, que são compostos por "coreiros" - os tocadores de tambor e as dançarinas. Costuma-se dizer que seus integrantes "brincam", em vez de tocar cantar e dançar. A data tradicional da homenagem a São Benedito é a segunda-feira de Aleluia, isto é, depois do domingo de Páscoa. Devido ao sucesso do Tambor de Crioula, os grupos têm sido contratados para apresentações a turistas e em eventos diversos. Para alguns membros dos grupos, receber dinheiro é uma profanação. Foi preciso tempo para aceitarem pagamento pelas apresentações fora da época da festa de São Benedito. Muitos grupos surgiram como parte de promessa feita por seus fundadores ao santo.

______________________________________

Projeto Espaço Cultural Praça dos Orixás

____________________________
Dentro de 30 dias, o conselho gestor do Projeto Espaço Cultural Praça dos Orixás se reunirá para apresentar a primeira proposta de revitalização da área, junto à Prainha dos Orixás, no Lago Paranoá, em Brasília. O acerto foi firmado em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (28) em reunião com representantes da Fundação Cultural Palmares/MinC, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Federação Brasiliense de Umbanda e Candomblé, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e Secretaria Especial de Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR). No encontro, realizado na sede da Secretaria da Cultura do Distrito Federal, o titular da pasta distrital, Silvestre Serrano, ouviu os relatos da última reunião, realizada recentemente, a qual foi acertada a produção de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições para garantir a recuperação das 16 estátuas de orixás, confeccionadas pelo artista plástico Tati Moreno hoje danificadas por atos de vandalismo. Também houve a leitura do texto da minuta do Termo de Cooperação Técnica e a apresentação da planta arquitetônica da Praça dos Orixás, pelo secretário Silvestre Serrano.
______________________________

Mais uma que não se pode perder

<<<>>>

Lançamento 2a. Edição livro de Cidinha da Silva em Brasília
Produção Criola Apresenta: Lançamento de mais uma obra literária de Cidinha da Silva" Cada Tridente em Seu Lugar" - 2da Edição
Lançamento do livro e Sarau com jovens encantadeiras do planalto central. Música preta Brasileira de qualidade regada a poesias, crônicas, alegrias e reflexões de mulheres negras conscientes de suas identidades. Cidinha da Silva - escritora Cristiane Sobral - Poetisa Cristiane Pereira - Cantora Ellen Oléria - Cantora Luciana Oliveira - Cantora
Aprecie também o lançamento de cartões da coleção Tridentiana!! Textos - Cidinha da Silva Artista plástica - Lia Maria
Dia: 03 de Julho de 2007.
Hora: 19h30min.
Local: Balaio Café - 201 Norte Bloco D loja 51
Realização: Produção Criola
produçaocriola@gmail.com.br>> correiodalia@hotmail.com
Parceria:>> Balaio Café>> Apoio:>> Secretaria Especial de políticas de Promoção da Igualdade Racial ->> SEPPIR/ Presidência da República

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Convite Lançamento do Livro EVA de Amneres


____________________________________

Jornal Brasileiro de Umbanda


Recebi com muita alegria o exemplar do Jornal Brasileiro de Umbanda. o Jornal Brasileiro de Umbanda é um publicação do Conselho Nacional de Umbanda do Brasil - CONUB e do Conselho Federal de Umbanda do Brasil. Vale a pena destacar tb o trabalho do pessoal para implantar aqui no Centro Oeste a FTU - Faculdade de Teologia Umbandista.

Vale a pena ouvir

______________________________________________
Vale a pena ouvir este discurso do Dep. Marcelo Almeida - PMDB-PR, realizado no dia 29-06-07 na tribuna do plenário da Camara dos Deputados e vermos que sempre tem alguém pensando diferente ou mesmo cuidando de nossa história.

T00010218p47p48123732.mp3
____________________________________________________________