terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Fabrication du Djembé - Como se fabrica um Djembé

Fabrication du Djembé
Vídeo enviado por improductions

Cette vidéo est extraite du DVD " le djembé avec Inza Diabaté " de la collection le salon de musique.

Achei muito interessante esse vídeo que nos mostra a fabricação de um djembé.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Bob Marley "ONE LOVE"

Bob Marley "ONE LOVE"
Vídeo enviado por shakura

Relembra Bob Marley e curtir uma boa música

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Espetáculo Rainha aborda o universo da mulher negra contemporânea

O grupo de dança Margaridas estréia em fevereiro seu mais novo trabalho, intitulado "Rainha". O espetáculo aborda e reflete sobre a mulher negra em sua condição contemporânea. Sua força e fragilidade, sua condição sócio-cultural; seu trabalho; sua invisibilidade; sua beleza, sua dignidade e seu passado. Esta é a quarta montagem do grupo brasiliense Margaridas que convidou o artista Édi Oliveira para criação das coreografias deste trabalho, em conjunto com as interpretes Cleani Marques e Laura Virgínia.

A criação teve inspiração em poemas de escritoras negras brasileiras como Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo (Minas Gerais); Cristiane Sobral e Tatiana (Brasília); Andréia Lisboa e Negra Li (São Paulo); e Elisa Lucinda (Espírito Santo); e das artistas americanas Toni Morrison (Ohio); Alice Walker (Geórgia); Audre Lord (New York) e Maya Angelou (Missouri). "Após ler 'O olho mais azul' da estadunidense Toni Morrison (Prêmio Nobel de Literatura) fui picada pela curiosidade em saber sobre a identidade negra. Ao investigar junto com Cleani, descobrimos um campo vasto de criatividade e dor. Fizemos um recorte no qual se focalizaria os aspectos da mulher contemporânea negra", explica a diretora do espetáculo, Laura Virgínia.

Margaridas
Desde 1996, Laura Virgínia investiga criar dança e literatura, de forma híbrida, resultando em diversos trabalhos solos e em grupo. Em 2004, funda e dirige o grupo Margaridas, dando continuidade a sua investigação com os espetáculos: "Plenas Mulheres" inspirado nos textos de: Clarice Lispector, Simone de Beauvoir e Virginia Woolf, 2004; "Campo de Flores" inspirado nos poemas de Carlos Drummond de Andrade, 2005 e "Tu não te moves de ti" inspirado no romance-tese de Hilda Hilst, 2006. "É sempre um prazer fazer pesquisas literárias, pois é a grande motivação do Margaridas. E nesse trabalho, especificamente, pude conhecer escritoras importantes não inscritas no cânone literário brasileiro. Pude conhecer minha metade negra e esse achado só fez crescer minha auto confiança. Descobri minha porção RAINHA", declara Cleani Marques, uma da integrantes do grupo e intérprete do novo trabalho.

"Preconceito, dignidade, orgulho, consciência, altivez, baixa-estima, medo, luta. Substantivos tão diversos e contrastantes, que me ajudaram a construir uma leitura sobre a realidade heterogênea da mulher negra no Brasil atual.", revela ainda Édi Oliveira, artista convidado para criar as coeografias do espetáculo. Além de conter trechos de poemas de artistas negras, a trilha sonora reúne músicas interpretadas por Clementina de Jesus, Clara Nunes e Nina Simone.

O espetáculo tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), da Funarte, do Balaio Café, do Restaurante Acarajé da Rosa e do Flor de Insensatez.
Ficha Técnica:
Direção: Laura Virgínia
Coreografia: Édi Oliveira
Colaboração coreográfica e Interpretação: Cleani Marques e Laura Virgínia
Cenário, Design Gráfico, Figurino e Maquiagem: Flávia Amadeu
Projeto de Iluminação: Marcelo Augusto
Fotografia e Câmera: Cícero Bezerra e Flavia Amadeu
Produção Executiva: Lívia Frazão
Serviço:
Espetáculo Rainha
Classificação indicativa: livre
Datas: dia 16 de fevereiro (sábado), às 21h e 17 de fevereiro (domingo), às 20h.
Local:Teatro Plínio Marcos - FUNARTE
Endereço: Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 2 (atrás da Torre de TV)
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)
Ingressos antecipados com desconto: Balaio Café 201 N, Bloco B (61) 3327-0732 ou pelos telefones (61) 8474 5961 e (61) 8138 8148
http://www.margaridasdance.multiply.com/

Contato:
Liana Gesteira (assessora de imprensa) – (61) 8136.7672

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

ATENÇÃO

Já está no ar o site do Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil - Conneb. O endereço é www.conneb.org.br e nos próximos dias estarão disponiveis banners para que sejam distribuidos e linkados em outros sites.O site do Conneb foi desenvolvido em wordpress e com estrutura de blog visando fazer com que o máximo de pessoas possível tenha acesso às informações que ali estão. Ele é leve, ágil, dinâmico, pode ser acessado de qualquer máquina e não é necessária uma conexão muito alta para isso.Portanto, divulguem o Conneb, amplifiquem a articulação em torno do Conneb e, caso você ainda não faça parte:Conneb - Construindo um projeto político do povo negro para o Brasil

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Barraca do Motha



É impossível ao visitarmos a Torre de TV não dar uma passadinha na barraca do rasta mais conhecido de Brasília. O mano Motha tem em sua barraca artigos de vestuário, cds bem como um papo muito gostoso, ficar um tempo naquele espaço é uma grande experiencia e acima de tudo
agradável.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Foto e montagem: Luiz Alves

Agora que o ano realmente começou no Brasil vamos ficar de olhos nos deputados que nos representam, uma vez que nós temos muitas coisas a serem ajustadas. Vamos fiscalizar as ações dos deputados que compoem o NUPAN ( Núcleo de Parlamentares Negros) no Congresso Nacional. Não se esqueçam que este ano tem eleições municipais, que é um treino para o que vem por aí na corrida presidencial.

A violência no Carnaval

O lamentável ato de violencia em cima o bloco de rua Galinho de Brasília ateve repercussão no Congresso Nacional onde o Deputado Federal pofr Brasília Rodrigo Rollemberg manifestou seu repúdio pela ação violenta da polícia.

Clique no link abaixo e ouça o discurso do Deputado Rodrigo Rollemberg na tribuna do Plenário Ulysses Guimarães.

T00011522p116p118170157.mp3

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Nação Palmares

Documentário interativo hospedado no site da "Agencia Radiobrás" que mostra a luta dos quilombolas pelo reconhecimento de seus direitos