segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Centenário de Umbanda





Convite enviado por Leila do CONUB para as festividades onde se comemora o Centenário da Umbanda. Vamos participar prestigiando mais um evento que dignifica nossa religiosidade.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

"E POR FALAR EM CONQUISTAS!"

Foto Elton Bonfim

Aprovada cota para negros, índios

e pobres em escolas federais


A proposta reserva no mínimo 50% das vagas nas universidades para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O Plenário aprovou nesta manhã projeto que reserva no mínimo 50% das vagas nas universidades públicas federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A proposta - PL 73/99, da deputada Nice Lobão (DEM-MA) - foi aprovada na forma do substitutivo aprovado em 2005 pela Comissão de Educação e Cultura, elaborado pelo deputado Carlos Abicalil (PT-MT). O projeto segue para o Senado.

Os parlamentares aprovaram emenda que destina metade das vagas reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 622,50). Além disso, essas vagas deverão ser preenchidas por alunos negros, pardos e indígenas segundo a proporção dessa população no estado onde é localizada a instituição de ensino, segundo o
último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, lembrou que hoje se comemora Dia da Consciência Negra. Segundo ele, essa proposta tem todo o conteúdo de justiça social e em relação a etnias e o fato de ter havido um acordo entre os partidos para sua aprovação "aumenta sua grandeza".

Regras
De acordo com o texto aprovado, as universidades públicas deverão selecionar os alunos do ensino médio em escolas públicas tendo como base o coeficiente de rendimento, obtido através de média aritmética das notas ou menções obtidas no período, considerando-se o currículo comum a ser estabelecido pelo Ministério da Educação. O texto faculta às instituições privadas de ensino superior o mesmo regime de cotas em seus exames de ingresso.

Nível médio
O substitutivo de Abicalil também determina semelhante regra de cotas para as instituições federais de ensino técnico de nível médio. Elas deverão reservar, em cada concurso de seleção para ingresso em seus cursos, no mínimo 50% de suas vagas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Nessas escolas, se aplicará o mesmo critério das universidades para a admissão de negros e indígenas.

Caberá ao Ministério da Educação e à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, ouvida a Fundação Nacional do Índio (Funai), o acompanhamento e avaliação desse programa de cotas. Após dez anos, o Poder Executivo promoverá a revisão do programa.

As universidades terão o prazo de quatro anos para o cumprimento das regras, implementando no mínimo 25% da reserva de vagas determinada pelo texto a cada ano.

Extinção do vestibular
A autora do projeto original, deputada Nice Lobão, argumenta que o ideal seria a extinção do vestibular, mas, como tal objetivo ainda não pode ser alcançado, a proposta é estabelecer uma mudança gradual, deixando 50% das vagas no padrão convencional de ingresso na universidade.

"HOJE É NOSSO DIA, ASSIM COMO TODOS OS DEMAIS , MAS HOJE TEM UM GOSTINHO DIFERENTE , O GOSTO DA LUTA!"

Hoje é nosso dia, assim como todos os dias, mas hoje tem um gostinho diferente, o gosto da LUTA, salpicada com gotas de VITÓRIA. Assim somos nós negros, em todas as esferas da sociedade, lutamos dioturnamente contra todas as formas maquiavélicas implantadas no sub-consciente de nossa sociedade, que se afirma racialmente democrática, mas que não perde a oportunidade de se fazer uma pidadinha com o povo negro. Comemoramos mas não nos iludimos com a Vitória de Barac Obama como se a partir de agora com sua eleição a discriminação no mundo irá acabar. E no Brasil? Portamos como se a dicriminação racial fosse uma doença apenas na sociedade americana e que nós o tão propalado país racialmente correto não vivemos este drama. Será que agora os partidos políticos irão abrir espaços para nós negros ou vão encarar tal situação como um mero modismo de época?! Quantos partidos brasileiros antes da eleição americana tinham secretaria de assuntos afro-brasileiros? Quantas organizações e repartições públicas tinham real interesse no assunto antes de tal fenômeno eleitoral? Quantas escolas realmente discutiam a questão racial? Vamos fazer uma pesquisa? Quantos negros realmente encampavam a luta contra a discriminação ou vão continuar se enganando que realmente moram em um país democraticamente racial? Como serão as novelas daqui por diante? A comunidade negra continuará a ser apenas um mero coadjuvante? Os personagens negros continuarão e ser colocados como a marginais ou degradantes? Quais os referenciais de nossos filhos? Quem são seus médicos, seus professores, seus ídolos, seus exemplos? Continuarão nossas crianças obrigadas a se dizerem cristãs nos colégios devido a não aceitação das Religiões de Matriz Africana? "HOJE É NOSSO DIA DE COMEMORAÇÃO, MAS PARA NÃO FUGIR À REGRA, COMEMORAREMOS LUTANDO. E PRINCIPALMENTE CONTINUAREMOS LUTANDO!".
Abaixo posto algumas imagens da luta de nosso povo em diversos momentos em Brasília.
Fotos Luiz Alves

















Câmara abre no Corredor de Acesso ao Plenário Exposição de imagens sobre a Cultura e Personagens Afro-Brasileiros.



terça-feira, 18 de novembro de 2008

Assembléia Legislativa de São Paulo Homenageam os 100 Anos da Umbanda

Na Assembléia legislativa de Sao Paulo ocorreu a Sessão Solene em homenagem aos100 anos de Umbanda uma inciativa dos deputados do PT Simao Pedro e Cido Sério foi muito bonita a sessao com a presença de vários membros das Religiões de Matriz africana e da comunidade negra paulistana. Notícia enviada pelo irmão Cassio Ribeiro.
Valeu por mais esta conquista e sinceros agradecimentos aos parlamentares que entenderam que nós membros das Religiões de Matriz Africana também compomos a sociedade Brasileira e portando somos merecedores das mesmas benesses que são destinadas as demais denominações religiosas em especial as cristãs. Outro movimento que está em curso no momento é para que os sites de serviços e de relacionamentos passem a conter no sistema de identificação a opção: Candomblecista, Umbandista ou afro-religioso. Trata-se de nossa identificação pois chega de termos de optar por "um lado espiritual independente" ou "outros". Nossa identidade é nosso maior tesouro.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Exposição Fotográfica na Procuradoria da República.

Hoje dia 17-11-08, aconteceu a abertura de minha exposição fotográfica na procuradoria Geral da República. A exposição faz parte da IV Semana de Debates sobre Racismo e Desigualdade Racial. Com o título "Agonia do Sistema Presidiário." a mostra retrata a situação dos cárceres brasileiros, material desenvolvido ao longo dos trabalhos da CPI do Sistema Carcerário a qual acompanhei desde 2007. O material foi muito bem aceito pelos servidores da Procuradoria Geral da República e também pela Drª Gilda Carvalho - Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão. Agradeço aos companheiros do SEFOT - CD pelo apoio ao trabalho. Agradeço também ao Presidente do Candango FotoClube Alessandro Souza, que esteve presente representando a entidade a qual faço parte.

Semana da Consciência Negra na Camara dos Deputados

Começa nesta terca-feira dia 18, as comemorações da Semana da Consciência Negra na Câmara dos Deputados. Haverá muitos debates e exposições.
Foto: J. Batista

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Programa Câmara Ligada recebe Banda Olodum

Hoje dia 14 de novembro o Programa Câmara Ligada da Programação da TV Câmara recebe a Banda Olodum. Veja aqui as fotos da passagem de som.
Fotos Luiz Alves - SEFOT/CD


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sessão Extraordinária na Câmara dos Deputados - 12;11/08

A partir de hoje vou postar o maior número possível das atividades dos parlamentares negros. Essa atitude é uma tentativa de informar aos nossos irmãos o que vem ocorrendo no Congresso Nacional e as atuações de nossos representantes. No momento está ocorrendo no Congresso a corrida das emendas orçamentárias, com certeza mais uma vez nós das comunidades afro-religiosas iremos ficar fora de tal benesse por culpa nossa mesmo, por não nos organizarmos, por não acreditarmos que a única forma de conquistarmos os mesmos benefícios extendidos às comunidades cristãs é a nossa união. Posto aqui algumas fotos de hoje com destaque para os discursos do deputado Carlos Santana, Deputado Domingos Dutra.
Fotos Luiz Alves - SEFOT/CD

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Fotos da Exposição Cidade Sustentável

No corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados está montada uma exposição fotográfica muito interessante. As obras são projetadas na parede a partir de vários projetores multmídia, tal montagem cria um ambiente muito interessante pois pode-se caminhar enquanto vai vizualizando as fotos serem projetadas nas paredes criando um clima de interação e leveza às pessoas no ambiente. Para ver as imagens clique nas fotos abaixo.



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Morre Miriam Makeba - Pata Pata

Miriam Makeba - Pata Pata
Vídeo enviado por slzaza

Assista aqui ao vídeo de Mirian Makeba em Pata Pata. Já havia postado este vídeo antes, mas devido a notícia de sua morte resolvi repostá-lo para que nos lembremos mais uma vez desta grande cantora e lutadora que consquistou o mundo com a força de sua voz.

Seg, 10 Nov, 08h42
ROMA (AFP) - A cantora sul-africana Miriam Makeba, de 76 anos, conhecida em todo o mundo como "Mama África" e famosa no Brasil pela música 'Pata Pata', faleceu na madrugada de domingo para segunda-feira vítima de uma parada cardíaca depois de ter participado em um concerto a favor do escritor Roberto Saviano, ameaçado de morte pela máfia, na região de Nápoles (Sicília).
PUBLICIDADE
Voz lendária do continente africano e um símbolo da luta contra o regime do apartheid, Miriam Makeba passou mal depois de ter cantado por 30 minutos em um show dedicado ao jovem autor do livro "Gomorra" em Castel Volturno.
"Foi a última a sair do palco, depois de outros cantores. Houve um bis e neste momento alguém perguntou se havia algum médico entre o público. Miriam Makeba havia desmaiado e estava no chão", afirma um fotógrafo da AFP presente ao evento.
Levada rapidamente para uma clínica de Castel Volturno, ela faleceu pouco mais tarde em conseqüência de uma parada cardíaca.
Mais de mil pessoas compareceram ao concerto antimáfia, em uma área considerada um reduto da Camorra, a máfia napolitana, onde seis imigrantes africanos e um italiano foram assassinados em setembro passado em circunstâncias não esclarecidas.
Em "Gomorra", Roberto Saviano submerge o leitor no império da Camorra. O livro, traduzido para 40 idiomas, foi adaptado para o cinema e recebeu o prêmio do júri no último festival de Cannes e foi escolhido para representar a Itália no Oscar.
Miriam Makeba nasceu em 4 de março de 1932 em Johannesburgo. Ela começou a cantar nos anos 50 com o grupo "Manhattan Brothers" e em 1956 compôs "Pata, Pata", a canção que seria seu maior sucesso.
A cantora viu seu país mudar com a chegada ao poder, em 1947, dos nacionalistas africaners. Aos 27 anos deixou a África do Sul pela carreira e teve a entrada proibida no país pelo compromisso com a luta antiapartheid, incluindo a participação no filme "Come back, Africa".
O exílio durou 31 anos, em diversos países. A cantora fazia muito sucesso, mas seu casamento em 1969 com o líder dos Panteras Negras Stokely Carmichael, do qual se separou em 1973, não agradou as autoridades americanas, que a forçaram a emigrar para Guiné.
Depois da morte da filha hija única em 1985, voltou a viver na Europa, mas em 1990 Nelson Mandela a convenceu a retornar para a África do Sul..



Sessão Solene em Homenagem aos 100 Anos da Umbanda

Foi muito bonita a Sessão em Homenagem aos 100 Anos da Umbanda, como
fotojornalista fiquei muito feliz em poder registrar um fato histórico
e tb inédito nesta casa de poderes. Mas tb fiquei triste ao ver mais
uma sessão em homenagem ao nosso povo vazia, ao contrário do que
acontece nas sessões onde os homenageados são os cristãos sejam eles
evangélicos ou católicos. Nosso povo é muito desunido isso de fato
sabemos e talvez seja essa justamente a causa de sucesso de tantos
ataques a qual somos vítimas. Infelizmente ao convidar algumas pessoas
ligadas a nossa religiosidade a primeira pergunta que me fizeram foi:
Haverá transporte? Infelizmente algumas pessoas colocam n impecilhos
na hora de ir à luta arregaçar as mangas, colocar a cara a tapa.
Devemos mudar nossa forma de pensar, acredito que devamos pensar mais
coletivamente pois nenhum time vence jogo entrando em campo dividido.
Muito de nós reclamam dos ataques, das dificuldades mas quando tem uma
oportunidade de se fazerem representar ante aqueles que decidem as
leis, que influenciarão diretamente em nossas vidas, preferem ficar em
seus castelos de sonhos e esperar a próxima oportunidade em que irão
reclamar de tudo e todos, inclusive apontando os erros que estão sendo
cometidos por aqueles que estão realizando alguma coisa esquecendo-se
inclusive a sua omissão perante aos fatos. O Dep. Carlos Santana nos
apontou uma ótima oportunidade que é a de se realizar uma vez por mês
um ato religioso no Câmara dos Deputados, achei uma grande idéia e
também uma ótima oportunidade de conquistarmos um espaço de suma
importância política. Aí considero de fundamental importância a
participação da comunidade afro-religiosa de Brasília, pois é
incocebível que com mais de 2000 casas de candomblé e umbanda (segundo
o ultimo censo) não consigamos colocar sequer 100 pessoas em um
plenário no dia de uma sessão em homenagem a um seguimento de nossa
religiosidade. Um dos exemplos que vi na sessão de hoje foi a atitude
do Ògã Roque que pagou de seu bolso o onibus para que alguns alunos de
sua escola pudesse vir à sessão e conhecer um pouco mais de nossa
história. O Dep. Vicentinho cobrou porque não beneficiar também os
templos de Religiões de Matriz Africanas com as mesmas benesses socias
a qual são beneficiadas as religiões cristãs. como insenção de
impostos, facilidade na aquisição de terrenos, recebimentos de
recursos para implantação de obras sociais, etc.. Mas pra que tudo
isso se torne realidade é imprescindível a participação da comunidade
afro-religiosa, Sem distinção de nações, sem medo da luta. E me
permitam encerrar citando um dos maiores poetas visionistas do mundo:
Bertolt Brecht

Os que lutam

"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."

Fotos:Luiz Alves SEFOT/CD

Dep. Carlos Santana acompanhado de Mãe Ignez de Yansã e Mãe Mírian de Yansã


Momento do Hino Nacional na abertura dos trabalhos.


Momento do Hino Nacional


Dep. Carlos Santana reafirma seu compromisso com a comunidade afro-religiosa.


Pai Dejair de LogunEdé com seus filhos

Dep. Vicentinho cobra em plenário a extenção dos benefícios que são destinados aos templos cristãos aos Templos de Religiões de Matriz Africanas.

Dep. Vicentinho



Dep. Luiz Couto



Dep. Carlos Santana





Momentos de profunda emoção com a fala de Pai Cássio - (Pres. da Ass. de Umbanda de Diadema)clique aqui para ouvir as palavras de Pai Cássio





Os Atabaques soaram no plenário da Câmara

A comunidade umbandista em externando sua fé nos Oríxás



Dep. Vicentinho



Abertura do Projeto Cara e Cultura Negra no Teatro Nacional - Apresentação do Balé Cultural da Bahia



Fotos: Luiz Alves SEFOT/CD