sexta-feira, 27 de março de 2009

Gog grava no programa Camara Ligada da TV Camara








Hoje dia 27 de março o auditório da TV Camara vai estremecer a base com os versos do poeta do Rap Gog. Gog conhecido poeta do rap nacional gravará programa com a presença de sua banda e estudantes da rede de ensino e jovens de várias cidades satélites de Brasília. Gog é conhecido pela sua atuação no campo da resistência cultural de um povo e também pelo seu engajamento na luta contra toda forma de opressão tão comum nas comunidades carentes de todo nosso país. De sua base comunitária em Ceilândia, Gogo virou referência nacional no campo da música rap com suas letras contestadoras e de profunda reflexão social.









para melhor conhecer o trabalho do G.O.G, http://gograpnacional.com.br/

Palavras de um Sábio

Palavras não são apenas palavras, na boca de quem sabe usá-las.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Vídeo Documentário "OGrito das Prisões"

Aqui posto um vídeo documentário a qual tive um imenso prazer em trabalhar, pois me deu a possibilidade de rever conceitos e rever minha postura ante um mal que está tomando conta de nossa sociedade. Acompanhar a CPI do Sistema Carcerário para produzir um material fotojornalístico foi meu presente do ano passado que com certeza me acompanhará pelo resto de minha vida profissional e pessoal. Foram meses de visitas aos Presídios Federais e Estaduais bem como cadeias públicas onde pude ver a real situação da populão carcerária de nosso país. Internos dormindo com porcos em Mato Grosso, Mulheres agredidas, violentadas e confinadas em containers de metais ( tipos os de navio que foram transformados em cela). Presos por pensão alimentícia por mais de três anos. Presos torturados, penas vencidas. Superlotação de celas como a que encontramos em contagem Mnas Gerais cujas celas haviam mais de 50 presos obrigando-os a se revesarem para dormir sentados e a derrubada da parede do banheiro. Em Valparaizo na cadeia pública superlotação, celas com 40 presos comida azêda sendo servida. Em Luziania preso com chagas no rosto junto com os demais. Não estou aqui querendo dar uma de advogado do diabo, se erraram perante a sociedade é claro que devem pagar suas penas perante a mesma, mas ocorre que o sistema carcerário brasileiro da forma como atualmente vem tratando de seus internos não recupera ninguém princípio básico da detenção recuperar o indivíduo para que o mesmo possa retornar ao convívio da sociedade. Mas como recuperar? O que acontece com um cidadão até então sem problemas com a justiça e que não tem a índole do crime que derepente por uma virada da vida pode ser ver encarcerado com pessoas de alto risco? Dizem que na cadeia tem dois tipos de gente: O Otário e o Malandro. O otário é o que não tem a índole para o crime que foi parar lá por uma discusão no trânsito ou mesmo o não pagamento de uma pensão alimentícia, o esperto eles julgam os que são os voltados para o crime. É possível imaginar? Outra coisa é entendermos as prisões e cadeias como armários que vão se abarrotando de roupas e ao abrirmos todas as roupas caem por cima da gente. Na realidade uma verdadeira panela de pressão preste a explodir em nossa cara em quem pagará por isso? Nossos filhos, mulheres e nós mesmos. Já que é para recuperar, porquê não fazê-lo de forma correta?

Luiz Alves

Lançamento do Livro Terra, território e Territorialidade

A Fundação Cultural Palmares convida a todos para o lançamento dessa importante obra de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, professor do departamento de Geografia da Universidade de Brasília. Quilombos, geografia africana, cartografia étnica e territórios tradicionais é resultado de uma extensa pesquisa a que o autor se dedicou em seu pós-doutoramento no Musée Royale de l'Africa Centrale, Tervuren - Bélgica, e teve como principal referência a pesquisa historiográfica realizada em várias instituições no Brasil, na África e na Europa. O livro traz ainda registros fotográficos e uma extraordinária documentação cartográfica temática.
Segundo o autor, "a terra, o território e a territorialidade assumem grande importância dentro da temática da pluralidade cultural brasileira no seu processo de ensino, planejamento e gestão".

Fonte fundação Cultural Palmares

Verso e Prosa - Um espaço para quem gosta de boas letras

Vale a pena visitar o Blog do Meu Amigo Jorge Amancio - Professor, poeta, escritor e acima de tudo um grande militante contra a Intolerância Racial e de todas as formas de discriminação e opressão. Passa lá!

http://versoeprosa.ning.com/profiles/blog/list?user=0a0rr7lk2d5xb

segunda-feira, 23 de março de 2009

Pré-Conferência Distrital de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Taguatinga

Desta vez foi a vez de Taguatinga receber no auditório da Universidade Católica a Pré-Conferência Distrital de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Vários representantes da comunidade, negra, indígena, religiosa e demais segmentos estiveram presentes para prestarem sua colaboração ao processo de formação do documento a ser discutido na II CONAPIR, que será realizada em junho de 2009. A abertura deu-se com a apresentação do vídeo O Menestrel, logo após da formaçãod da mesa de abertura que estava composta por: João Batista de Almeida, Major Araújo, Israel - Secretario Adjunto da Sec. do Trabalho, Francisco Ngunzetala - Sacerdote Afro-Religioso, Diva - representante da comunidade indígena. A palestra inicial com o tema: Transversalidade foi proferida por Douglas Martins, ex-Seppir , Pós-graduado na UCSP e Professor. Encerrada a cerimônia de abertura foi oferecido um café da manhã aos presentes, logo após foram formados grupos de trabalhos com os temas, Religiosidade, Cultura, Moradia, Trabalho e Educação. O evento contou também com a presença da Deputada Distrital Érika Kokay e do representante da Reitoria da PUC - Taguatinga Professor Carlos Alberto. A Dep. Érika Kokay que em seu discurso falou da importância das Religiões de Matriz Africana em nosso meio e da importância de se evitar que emudeçam os tambores dos terreiros. Abaixo um vídeo com os melhores momentos do evento.






VALE A PENA VISITAR O TRABALHO DA GALERA DO OBAMA BRASILEIRO, UM TRABALHO DE SERIEDADE E COMPROMISSO. POR ISSO A PARTIR DE HOJE COMO FORMA DE COLABORAÇÃO POSTO AQUI O LINK DO ESPAÇO PARA QUE MAIS PESSOAS POSSAM TER CONHECIMENTO DESTE TRABALHO.

www.obamabrasileiro.blogspot.com

Aqui também outro trabalho que merece ser conhecido.


Tata Ngunz'tala
Associação Vida Inteira
www.multiculturas.com/avi.htm
61- 8124.0946


Repasso à todos carta da Ass. Vida Inteira


Prezadas e Prezados, bom dia.

Espero que o final de semana tenha sido abençoado para todas e todos, e que esta semana seja uma oportunidade para nos realizarmos e conquistarmos nossos objetivos justos e positivos para nossas existências.
Próximo domingo (dia 29/03), teremos aula de reforço para meninada, a partir das 09:00, servindo o lanche e depois as atividades escolares e recreativas. Meio dia serviremos o almoço e lá pras 13:00 eles voltarão para casa.
Às 14:00, se o Todo Poderoso nos permitir, abriremos a nossa sessão de Umbanda, pedindo ao Todo Poderoso, luz, abertura de caminhos, saude, esclarecimento espiritual e realizações para nosas vidas.
Quem quiser ir dormir no sábado, temos espaço.
Para lanches e alimentação temos arroz, feijão e óleo, precisaremos de biscoitos, pães, bolos, leite, etc.. e os demais ingredientes para o almoço. Que puder ajudar, por favor contctar antes, para que possamos nos programar e comprar o que está faltando....
Nzambi ua Kuatensá (Obrigado e que Deus recompense) a todas e todos.

Quem puder ajudar será de bom agrado! E de grande importância para aqueles que precisam de um pouco mais de carinho.

Liga Internacional de Basquete de Rua Circuito Distrito Federal


Pelo terceiro ano consecutivo a CUFA realiza evento de basquete de rua, agora com novo nome:

LIGA INTERNACIONAL DE BASQUETE DE RUA -LIIBRA


Neste ano de 2009, a CUFA no DF conta novamente com o apoio de parceiros, os já firmados são: a Administração de Ceilândia, Federação de Basquete do Distrito Federal e as Secretarias de Esporte e Cultura do DF.
Porém para garantir um evento aconchegante e de qualidade, é necessário maior apoio de pessoas físicas e jurídicas, a principal vantagem ao apoiar é contribuir para o processo de inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Apoie você também!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ação Comunitária e Espiritual no dia 15/03

Atenção - Sua participação é de Fundamental Importância
Amadas e amados pela Divina Mente, bom dia. Com a graça e permissão divinas, neste próximo domingo (15/03) estaremos atendendo a nossa criançada da comunidade com as aulas de reforçoescolar, a partir das 09:00, na Associação e à tarde (às 14:00) teremos nossa Sessão quinzenal de Umbanda. Quem tiver alguma proposta para trabalhar com a criança pela manhã será bem vinda, inclusive alguma ação a mais, como por exemplo corte de cabelo, filmes, etc.... Também precisaremos de biscoitos e pães para o lanche da meninada ou ingredientes para o almoço comunitário. Já temos Arros e Feijão (o que já é uma benção divina) e qualquer ajuda é ajuda, mesmo que seja somente a presença, uma vibração, uma prece ou a simples vontade de querer que tudo se encaminhe bem. Quem quiser ir dormir no sábado temos espaço. Filhos da casa, providenciar roupas (mulheres saias e panos da costa e pano de cabeça) homens calçolão e camisetas brancas. Ao chegar todos deverão tomar seus banhos e colocar as roupas de ração. Isso para quem for dormir no sábado. Se chegarem no domingo durante a ação social, já precisamos da ajuda de todos e deixaremos o banho e a troca de roupa para antes da Sessão Espiritual. Quem ainda não tiver roupa, vamos programando. A gente conversa no final de semana e vamos ver se conseguimos fazer tipo um mutirão de costura. Agradeço de coração a todos e que os bons ventos nos sejam sempre favoráveis.

Tata Ngunz'talaAssociação Vida Inteira
61- 8124.0946

terça-feira, 3 de março de 2009

Uma matéria interessante sobre a cobrança de IPTU dos Templos das Religiões de Matriz Africanas

No informativo da Fundação Cultural Palmares vem uma importante matéria a respeito da cobrança do IPTU dos Templos de Religiões de Matriz Africana. A Constituição Federal brasileira estabelece que é proibido à União, aos Estados ou Municípios cobrar impostos sobre templos religiosos de qualquer culto. No entanto, essa é uma prática não muito respeitada por alguns governantes municipais, que insistem em cobrar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), principalmente, de templos religiosos de matriz africana.foto Ògã Luiz Alves
Link da Matéria
http://www.palmares.gov.br/_temp/sites/000/2/Mailings/2/45/Mailing45.htm