quarta-feira, 29 de abril de 2009

Fórúm Permanente da Religiosidade Afro-Brasileira-DF

Dia 28 de abril foi realizada na Câmara Legislativa do DF mais uma reunião de preparação para a implantação do Fórúm Permanente da Religiosidade Afro-Brasileira-DF ,
a reunião contou com a presença de vários líderes religiosos do DF e Entorno. Esteve também presente no evento a Deputada Érika Kokay que tem sido uma aliada na nossa luta contra a Intolerância Religiosa, outra presença foi a do Sr. Evair da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. após a abertura com as apresentação dos presentes e de suas entidades. foi aberta a palavra à Mãe Marinalva - Pres, da Federação de Umbanda e Candomblé do Distrito Federal e Entorno que nos colocou a par da situração da entidade que preside. Foi também aberta a palavra à Deputada Érika Kokay que nos informou sobre os andamentos da Lei de Legalização de Terrenos para Templos Religiosos e falando da importancia da particiapação da comunidade das religiões afro-brasileiras na audiência pública que ocorrerá no dia 13 de maio próximo na Câmara Legislativa. Após as falas passou-se a discutir o regimento do Fórum e suas atribuições tendo um significativo avanço para a formatação do mesmo.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Hoje é o Dia da Terra


Hoje é o dia da Terra, como sabemos nossa religiosidade utiliza como poucas os recursos naturais, pois como se diz: "Sem erva não tem Iyáwö". Dependemos das cachoeiras, das matas, dos rios para nossa prática religiosa. Mas como estamos tratando esses elementos naturais? Como deixamos uma mata após utilizarmos seus recursos? Plásticos, vidros? Como estamos pagando a Mãe Natureza por tudo que nos proporciona?! Nossa religião está instríssicamente ligada a natureza, não podemos exercê-la sem os recursos naturais. Portanto vamos dar uma mãozinha, não deixando sacos plasticos ou materiaias não biodegradáveis nas matas e nos rios. Se não cuidarmos quem cuidará?!

Mais uma vez ficamos de FORA!

Deputados reunidos em torno da aprovação (Foto: Fábio Rivas/CLDF)

Aprovada regularização das igrejas e entidades sociais em primeiro turno
15/04/2009 18:49



A Câmara Legislativa aprovou em primeiro turno, no final da tarde desta quarta-feira (15), o Projeto de Lei Complementar nº 116, de 2009, de autoria do Poder Executivo, que regulariza os terrenos ocupados por igrejas e entidades de assistência social. A expectativa é que a votação em segundo turno ocorra amanhã (16).
O PLC 116/2009 foi aprovado com 16 votos favoráveis e um contrário, do deputado Reguffe (PDT). "Sou católico e tenho amigos evangélicos, mas, para manter a coerência, voto contra a legalização de invasões de área pública", afirmou o pedetista. Os distritais não incluíram novas emendas em plenário, como acordado no colégio de líderes. Os lotes passíveis de regularização, mas que ficaram de fora do projeto, serão incluídos em um novo projeto a ser enviado pelo Executivo.
"Só publicaremos a redação final deste projeto, que deve ser aprovado em segundo turno amanhã, após a chegada da mensagem do Executivo", garantiu o presidente Leonardo Prudente (DEM).
O PLC 116/2009 recebeu pareceres favoráveis das comissões de Assuntos Fundiários (CAF), de Economia Orçamento e Finanças (CEOF) e de Constituição e Justiça (CCJ). As duas últimas em plenário, nesta quarta-feira.
Entidades - A proposta conceitua as entidades religiosas como aquelas que desenvolvem atividades de organizações religiosas e funcionam como igreja, mosteiros, conventos ou similar, realizando catequese, celebrações ou organizações de cultos. O projeto contém 10 anexos, discriminados no art. 21 da proposição, que apontam a real situação fundiária dos lotes e áreas públicas disponibilizadas. Em síntese, trata intrinsecamente de legislar sobre áreas pertencentes à Terracap e ao Distrito Federal.
"Depois de 2 anos de luta conseguimos aprovar este projeto tão importante para o Distrito Federal", observou Aylton Gomes (PMN). Benedito Domingos (PP) ressaltou o papel de destaque que as igrejas e entidades sociais prestam à sociedade. "Elas trazem conforto espiritual e social, fazendo a maior inclusão social do Brasil. Agora as igrejas poderão louvar a Deus com tranquilidade", afirmou Domingos.
Bispo Renato (PR) agradeceu a bancada do PT que votou favoravelmente ao projeto. "Temos igrejas esperando há mais de trinta anos pela regularização", ressaltou.
Bruno Sodré de Moraes - Coordenadoria de Comunicação Social
Minha Opinião sobre a notícia:
Mais uma vez ficamos de fora e porquê? Devido a nossa falta de organização e união. ao saber da aprovação liguei para o gabinete da Dep. Erika Kokay que tem sido uma parceira na luta contra a discriminação, já que a mesma havia socilitado que fosse feita reuniões preparatórias para que pudéssemos incluir nossos terreiros no projeto. De acordo com Paulo seu acessor foi feita uma reunião com a Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, onde foi solicitado que a mesma organizasse uma reunião com membros da comunidade afro-religiosa para incluirmos nossos representantes no projeto de lei acima citado. Infelizmente a Dona Marinalva pres. de nossa Federação vem passando por problemas de saúde que exigem da mesma total dedicação para recuperação da mesma. Agora fica uma pergunta e agora José? Vejo em várias ocasiões membros de nossa religiosidade criticando a Fed. mas também não os vejo fazendo coisa alguma para que se mude a situação. É preciso que nossa comunidade entenda que não se trata apenas de Mãe Marinalva, mas de todos nós, se a Fed. não ir bem não será apenas Mãe Marinalva mas sim todo o processo de luta contra a intolerância e nossa liberdade de culto. Em Brasília é vergonhosa a posição da Câmara Legislativa em relação às religiões de matriz africana uma vez que a maioria dos deputados são de origem evangélica ou tem ligação com o seguimento. Temos poucos deputados engajados em nossa luta ou comprometido com a luta contra a intolerância. E infelizmente não sabemos aproveitar o pouco que ainda nos resta. Já passou da hora de alguns de nós saírem de seus castelos de areia ou de sonhos e partir para a luta, vejo o exemplo de Babás e Iyás como: Fernando Negunzetala - (que tem um trabalho social em Águas Lindas), de Elvira -(que colocou sua casa a disposição da comunidade com aulas de reforço e cursos de artesanatos). Está na hora de termos mais trabalhos sociais, de nos organizarmos. No trabalho que fiz pela CPI do Sistema Carcerário ví vários pastores dentro dos presidios e me perguntava cadê nosso povo? só ví uma manifestação de nossa fé religiosa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As visitas aos hospitais, por acaso nosso povo não fica doente? Não precisa de uma palavra de conforto? Ficam aqui essas perguntas. As respostas podem ser dadas na forma de ações em todos os nossos dias.
Kolonfé à todos
Ògã Luiz Alves - Projeto Onibodê

SEMINARIOVIII MAIO NEGRO"AFRICAS, AFRICANIDADES E AFRODESCENDENCIA"DE 05 A 08 DE MAIOUNESC(UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE)CRICIUMA SC


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
05/05 – 3ª feira19:00h - Auditório Rui HulseAbertura OficialLançamento do Livro “Desvendando a História da África” (Organização Rivair dos Santos – obra com textos de José Antônio dos Santos e André Luiz Reis da Silva – Editora UFRGS.)
20:00h - Palestra:“O Continente Africano: Entre a Diversidade e a Unidade”. André Luiz Reis da Silva (Doutor – UFGRS/FAPA).
06/05 - 4ª Feira9:00 às 11:30h – Bloco “O” sala 01 (80 lugares)Oficina:“Colonialismo e Pós Colonialismo na África Contemporânea" – André Luiz Reis da Silva (Doutor – UFGRS/FAPA)
19:30h - Auditório Rui HulsePalestra: “Diáspora africana e seus reflexos no Brasil” – José Antônio dos Santos (Doutorando – UFGRS/PUC-RS)
07/05 - 5ª Feira8:30 às 11:00h – Bloco “O” sala 01 (80 lugares)Oficina: “Usos e abusos do material didático sobre diáspora africana” - José Antônio dos Santos (Doutorando – UFGRS/PUC-RS)
19:30h - Auditório Rui HulsePalestra: “Afrodescendência: Quilombos e quilombolas no Brasil” – Paulo Sergio da Silva (Mestre – UFGRS/IACOREQ)
08/05 - 6ª Feira9:00 às 11:30h – Bloco “O” sala 01 (80 lugares)Oficina: “Quilombos do Sul do Brasil: Movimento emergente na sociedade contemporânea” – Paulo Sergio da Silva (Mestre – UFGRS/IACOREQ)
19:30h – Auditório Rui HulsePalestra: “Africanidades Catarinenses” Jeruse Maria Romão (Mestre – UFSC).Lançamento do Livro “A Africa está em nós, Africanidades Catarinenses” Organização: Jeruse Maria Romão
Comissão Organizadora:ONG ACR - Anarquistas Contra o RacismoUNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
CONTATOS:
maionegro@unesc.net
INSCRIÇÕES:- Participação gratuita-
Participação com certificado (36 horas) - R$ 15,00
As inscrições podem ser realizadas na Secretaria do Curso de História da Unesc - Bloco T - das 14hs às 22:00hs

Vamos Ajudar!

COMO ORGANIZAR E FAZER A CONFERENCIA MUNICIPAL
Bom dia. Meu Mojuba. Gostaria que saber como, organizar e fazer a Pré conferencia e Conferencia Municipal, ue fazer a chamada logo a chegada sdessa informação ( urgente), para fazer-mos nossa definição aqui em São Vicente. Quantos delegados por pré. Quantos delegados pela Conferencia Municipal. Vamos trabalhar em cima de: Saúde.Educação.Trabalho.Segurança e Terra. Obs) E mais topicos a serem descutidos, isso na visão matrizes africana. Desde de ja meus agradecimentos.
Contatos: ivan.marcos.neto@gmail.com

SEMINÁRIOS PRÉ- CONGRESSUAIS DO MNU DE DIADEMA- SP

DIA 25 E 26 DE ABRIL DE 2009 -SÁBADO DAS 9:00 HS ÀS 18 HORAS E DOMINGO DAS 9:00 ÀS 15 HORAS
DIA 25
MESA DE ABRETURA
Abertura com o grupo cultural do Projeto de meninas e meninos de rua de Diadema ( á confirmar)
Prefeito de Diadema – Mario Reali ( o vice- Prefeito irá substitui-lo devido viagem internacional -não confirmou),
Presidente da Câmara de De Vereadores de Diadema -Srº Maninho,
Coordenadora do MNU de Diadema de Matriz Africana – mãe Mirewá , Coordenadora do MNU de Diadema – Sonia Santos ,
SOS Racismo da Assembléia Legislativa – Srª Gislei Monteiro ,
Babalorisa – Francisco de Osum ,
CEPPIR de Diadema – Srº Evandro ,
Coordenador de Relações Internacionais do MNU – Milton Barbosa .
9: 00 horas ás 12:00 -autoridades e outros movimentos sociais
DIA 25 - TEMA – REPARAÇÃO E ANÁLISE DE CONJUTURA NACIONAL E INTERNACIONAL
PALESTRANTE
MILTON BRABOSA – COORDENADOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO MNU
das 14: 00 horas ás 18: 00 horas - Seminário interno do MNU de diadema
Aberto á participação de militantes de outras secções do estado
Com Certificado de participação do evento
DIA 26 - PROJETO POLÍTICO
PALESTRANTE
REGINA LÚCIA DOS SANTOS – COORDENADORA ESTADUAL DE FORMAÇÃO
DO MNU – SP 9:00 ÁS 15HORAS : Palestra- Seminário interno do MNU de Diadema
Aberto á participação de militantes de outras secções do estado
Com Certificado de participação do evento
LOCAL :Câmara Municipal de Diadema , Av Antonio Piranga nº 474 , Centro, Diadema , Informação- 9500-4769- Sonia e 5672-6190 mãe Mirewá , e-mail -mnudiadema@yahoo.com.br
Esperamos contar com a sua valiosa presença, antecipadamente agradecemos.
Atenciosamente;
Sonia Ap. Santos
Coordenação Municipal de Diadema

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Festa de Ògun e Oxóssí na Casa de Mãe Elvira





Aconeteceu no dia 18 de abril na Casa de Mãe Elvira a festa de Ògun e Oxóssí, a festa contou com a presença da comunidade afro-religiosa de Brasília bem como a de seus filhos, netos e bisnetos de santo que vieram de Uberaba -MG para prestigiarem a festa e participarem das obrigações da casa. A festa teve o ponto alto com a chegada de Ògun e Oxóssí que dançaram e encantaram os presentes. Confira algumas fotos da festa.












































SEMINARIOVIII MAIO NEGRO"AFRICAS, AFRICANIDADES E AFRODESCENDENCIA"DE 05 A 08 DE MAIOUNESC (UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE) CRICIUMA SC

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
05/05 – 3ª feira19:00h - Auditório Rui HulseAbertura OficialLançamento do Livro “Desvendando a História da África” (Organização Rivair dos Santos – obra com textos de José Antônio dos Santos e André Luiz Reis da Silva – Editora UFRGS.)
20:00h - Palestra:“O Continente Africano: Entre a Diversidade e a Unidade”. André Luiz Reis da Silva (Doutor – UFGRS/FAPA).
06/05 - 4ª Feira9:00 às 11:30h – Bloco “O” sala 01 (80 lugares)Oficina:“Colonialismo e Pós Colonialismo na África Contemporânea" – André Luiz Reis da Silva (Doutor – UFGRS/FAPA)
19:30h - Auditório Rui HulsePalestra: “Diáspora africana e seus reflexos no Brasil” – José Antônio dos Santos (Doutorando – UFGRS/PUC-RS)
07/05 - 5ª Feira8:30 às 11:00h – Bloco “O” sala 01 (80 lugares)Oficina: “Usos e abusos do material didático sobre diáspora africana” - José Antônio dos Santos (Doutorando – UFGRS/PUC-RS)
19:30h - Auditório Rui HulsePalestra: “Afrodescendência: Quilombos e quilombolas no Brasil” – Paulo Sergio da Silva (Mestre – UFGRS/IACOREQ)
08/05 - 6ª Feira9:00 às 11:30h – Bloco “O” sala 01 (80 lugares)Oficina: “Quilombos do Sul do Brasil: Movimento emergente na sociedade contemporânea” – Paulo Sergio da Silva (Mestre – UFGRS/IACOREQ)
19:30h – Auditório Rui HulsePalestra: “Africanidades Catarinenses” Jeruse Maria Romão (Mestre – UFSC).Lançamento do Livro “A Africa está em nós, Africanidades Catarinenses” Organização: Jeruse Maria Romão
Comissão Organizadora:ONG ACR - Anarquistas Contra o RacismoUNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
CONTATOS: maionegro@unesc.netINSCRIÇÕES:- Participação gratuita- Participação com certificado (36 horas) - R$ 15,00As inscrições podem ser realizadas na Secretaria do Curso de História da Unesc - Bloco T - das 14hs às 22:00hs

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Agora foi a vez da cidade satélite do Gama no Distrito Federal receber no dia 16-04-09 a Pré-conferência que prepara discussões para a II CONAPIR a ser realizada em Brasília nos dias 25 a 28 de junho de 2009. O encontro foi realizado no Centro de Ensino Médio nº 1, a presença de militantes e membros da comunidade afro-religiosa foi muito importante nesta etapa já que o tema da reunião foi a Religiosidade. O evento iniciou-se com a apresentação de um vídeo realizado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos que tem como tema a diversidade religiosa. Logo após a apresentação do vídeo foi montada a mesa de abertura com: Luiz Alves ( Projeto Onibode), Sra Júlia Neto, Dr. Antonio (OAB), Dr. Júlio Romário (CDDN-DF), Sr. João Batista (CCOPIR) e Mãe Marinalva (Fed. de Umbanda e Candomblé do Distrito Federal e Entorno). Terminada a solenidade de abertura, iniciu-se a palestra da noite com a Sra. Izis Rezende, da Sociedade Teosófica Brasileira, a qual seguiu-se um debate com os presentes. Terminado a palestra e os debates após um coffe-breack os presentes dirigiram-se para as salas onde se deu o trabalho em grupo para as formulações das propostas a seram encaminhadas a IIª CONAPIR.

Ògã Luiz Alves



Festa de Ògun e Òxóssí
dia 18/04 as 21:00hrs
Casa da Mãe Júlia
End. Setor Habitacional Arniqueira Chácara Boiadeiro 449
Avenida Águas Claras.(Areal)
Obs.: Ponto de referencia nos fundos da faculdade IESCO .
Tel. 3356-1879.
8401-1154.
8535-4538
desde já agradeço o apreço, abraços.
Mãe ELVIRA
O Conselho de Defesa dos Direitos do Negro do Distrito Federal tem novo presidente. Júlio Romário é advogado e militante do movimento negro bem como ativista em defesa dos direitos humanos. Com a sua nomeação para a presidência do CDDN-DF a comunidade negra de Brasília vislumbra uma nova etapa no que concerne a luta pelos Direitos da comunidade.

ASOCIEDADE AFRO RELIGIOSOIlé Asé Iyá Osun PRESIDIDA PELO BABALORIXÁFRANCISCO DE OGUN, CONSELHEIRO POLÍTICO E RELIGIOSO DO INTECAB-SP(INSTITUTO NACIONAL DE TRADIÇÃO E CULTURA AFRO BRASILEIRA-SP).TEM OPRAZER DE CONVIDAR TODO O POVO DO AXÉ E OS GRUPOS CULTURAIS,PARA PLENÁRIA LIVRE, ONDE IREMOS DISCUTIR PROPOSTAS PARA ARELIGIOSIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS, PARA QUE TODOS JUNTOS, SOCIEDADECIVIL E PODER PÚBLICO CONSTRUIRMOS: "O PLANO MUNICIPAL DE PROMOÇÃ ƒODA IGUALDADE RACIAL PARA SÃO PAULO"DATA: 17/04/2009HORÁRIO: 15 HORASLOCAL: RUA ALMIRANTE MARQUES DE LEÃO, 284 - BELA VISTA -SÃO PAULO-SP(ESSA RUA É A DO GREMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA VAI-VAI)CONTATOS:

BABALORIXÁ FRANCISCO DE OXUNTEL: 11 3263-1102CEL: 11 9971-4633/11 9762-0861EMAIL: ileorisa@franciscodeosun.com.br

EGBONMY CONCEIÇÃO REIS DE ÒGÚNTEL: 11 2099-1154CEL: 11 3492-5801/11 8527-4852EMAIL: m.cazemiro@uol.com.brAGUARDAMOS

TODOS COM MUITO CARINHO EAXÉ!!!!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Festival Reggae Raízes 2ª edição

O Raízes e o Mutirão Cultural apresentam o festival internacional “Reggae Raízes” evento que une música, esporte, cultura e traz o melhor do reggae e suas vertentes para Brasília. Em sua 2ª edição o festival tem a satisfação de trazer para a cidade uma das melhores bandas de reggae do mundo THE ORIGINAL WAILERS (JAM), banda que acompanhou Bob Marley durante toda sua carreira, apesar de não manter toda a sua formação original a banda mantém toda a essência de seu Reggae Roots, o evento também contará com a rainha do reggae mundial DEZARIE (Ilhas Virgens) acompanhada por EDMUND e RON BENJAMIN da Banda MIDNIGHT. Dia 10 de maio (domingo) no Centro Comunitário da UNB a partir das 16hs. Em Comemoração aos 5 anos dos Raízes!!
Shows: - The Original Wailers - Dezarie acompanhada por Edmund e Benjamin da Banda Midnight.
- Banda Rupestre (DF)
- Banda N’zambe (PE)
Discotecagem: - Batidão Sonoro (S/A)
- Megatom Apresentação:
- Mc Hadda Antecipados: 1º lote (500 ingressos) 25 R$. Pontos de venda: Bar Raízes (110n), Loja Raízes (conic) e Zimbrus.
Realização: Raízes e Mutirão Cultural. Informações: 8433 6692 / 8435 4873 / 8418 6593 Garanta logo o seu ingresso, a venda do primeiro lote já está a todo gás!!!
Um evento imperdível. Pois trata-se de mais uma opção cultural em nossa cidade.

terça-feira, 14 de abril de 2009

REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DA II CONAPIR MUNICIPAL-SP



Será realizada dia 15/04 (QUARTA-FEIRA) às 15h - CEABRA - Av São João 313 11º andar - Calçadão da Praça do Correio (Largo do Paissandú) - São Paulo-SP.

Palestra Preparatória para a II-CONAPIR

Palestras: Transversalidade, Promoção da Igualdade racial com efoque na religiosidade: respeito as diversidades religiosas e culturais
Dia – 16-04-09horas 19:30 às 21:30
Local Centro de ensino médio 1
Gama - DF
Promoção Coopir e CDDN

MP quer cotas para modelos negros na SP Fashion Week

Mais uma ação que virá recheadas de críticas, pois é sempre assim enquanto o negro estiver limpando o chão muitos não dirão nada por acharem ser normal o negro limpar o chão. Mas se os negros começarem a exigir seus direitos como: ingresso nas universidades, direito á papeis mais justos nas televisões, igualdade salarial, respeito da justiça que ainda considera o negro supeito em potencial, de fato surgirão aqueles que dirão que moramos em uma democracia racial. Que todo mundo no Brasil tem um pouquinho de sangue negro ou então que no Brasil não existe raça pura. Surgirão até sociólogos hávidos por um momento de projeção que serão até contra as cotas, mas nunca dirão porque se calaram por séculos contra as injustiças cometidas ao povo negro. Não dirão jamais porque nossos livros nunca dedicaram um espaço igualitário aos heróis negros. Vivemos no país da hipocrisia generalizada, onde quem é o culpado é quem denuncia o crime e não o criminoso, onde o sinônimo de sucesso é aquele que se deu bem, mesmo que tenha sido de forma suspeita. Moramos em um país onde não é raro vermos cidadãos considerados de bem serem candidatos em potencial a uma vaga em um presídio. O mais triste de tudo é vermos alguns irmãos fazerem o papel do negro da casa grande. que vestia as roupas que o patrão não mais queria, comia os restos de sua comida apesar de nunca poder sentar-se à mesa. Naquela época pode-se até entender porque faziam aquilo que era uma forma de tentar sobreviver em uma sociedade escravagista, mas e hoje? Porquê alguns irmãos repetem o discurso daqueles que nos oprime? Porque alguns acham que por terem conseguido chegar a uma falculdade sem a política de cotas acha desnecessário que seja implantado para que mais negros possam chegar lá também? Será que alguma vez olharam quantos iguais a ele estavam nos bancos da sala? Por isso a cota é necessária e não apenas para a faculdade, mas para o emprego, manifestações culturais , etc. . Afinal de contas moramos em um país da América Latina, para desespero de alguns que todo dia acordam pensando que moram em uma Suécia. Abaixo posto o link da AfroPress, que tem a matéria sobre as cotas no SP Fashion Week: http://www.afropress.com/noticiasLer.asp?id=1826

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pastor utiliza o nome de Jesus para promover "Consócio de Casa Própria"

Nos tempos atuais estamos vendo crescer vertiginosamente o comércio da fé, atualmente vemos fiéis serem utilizados como moeda de barganha política ou mesmo para lucros fáceis. A cada dia somos surpreendidos com as novas técnicas utilizadas pelos Camelôs de Cristo, óleos sagrados de Israel cuja única viagem que fizeram foi do mercado ou mercearia da esquina até o templo onde serão vendidos como a mais nova aquisição da Terra Santa. Temos presenciado dirigentes espirituais que transformaram seus templos em verdadeiros Cassinos Celestiais. Mas infelizmente tal prática não tem sido apenas por parte de pastores oportunistas em nosso meio também temos presenciado algumas práticas insanas e oportunistas de alguns Babalóòrìsàs e Iyáàlóòrìsás que perderam a a noção do ridículo e que quando agem de maneira oportunistas estão colocando a religião em segundo plano. Hoje muitas pessoas estão sendo levadas a pensar que apenas aqueles que obtem o sucesso financeiro, material ou mesmo pessoal está com Deus, os dirigentes oportunistas trocaram o Ser pelo Ter. E nós enquanto afro-religiosos o quanto temos colaborado para que tal prática cresça? Qual a nossa responsabilidade perante ao processo mercantilista da fé? Egbó via internet?! Búzios por telefone? Amassí por encomenda postal? A hora é agora de nos diferenciarmos dos que fizeram da religiosidade apenas um meio de vida. A hora é agora de provarmos a muitos de nossos ancestrais que sua morte não foi em vão para que pudéssemos hoje termos a liberdade de cultuarmos nossos Voduns, Orixás e Ikisses. A hora é agora de provarmos que não somos essa corja de oportunistas que trocam votos por concessões de rádios e tvs, que somos diferentes sim, que temos história não o lado triste dela mas o lado mais bonito, o lado da folha nova, da Ewë com asé, do Omin mais puro e limpo. Não vamos nos permitir chegar a tal posição de que o fim justifica os meios. Vamos nos preocupar com o meio para que possamos chegar a um fim com a certeza da boa luta com as mais belas conquistas. Vamos chegar no fim com a cabeça erguida daqueles que nunca a abaixaram sob o peso da vergonha. Posto aqui o link para que nunca sirvamos de tal exemplo vergonhoso.

http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2008/10/29/ult2548u625.jhtm

DISCURSOS DA SEMANA - Para Domingos Dutra, quilombolas não são responsáveis por crise em Alcântara

Foto: Luiz Alves - SEFOT/CD


Ao defender a comunidade remanescente de quilombos de Alcântara (MA), o deputado Domingos Dutra (PT-MA) afirmou que a falta de desenvolvimento da região e do programa aeroespacial brasileiro a partir da base de lançamentos lá existente nada tem a ver com o movimento e as conquistas dos descendentes de escravos ali instalados há mais de 300 anos. Segundo o deputado, o município passa por um processo de desaceleração econômica, com a queda do turismo, mas isso não é responsabilidade dos quilombolas. Pelo contrário, as comunidades têm sido vítimas. “Se a única estrada de acesso ao continente nunca foi recuperada, a culpa não é dos quilombolas, a culpa é do Poder Público”, afirmou. Dutra respondeu em Plenário a críticas feitas pelo deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) segundo o qual um movimento da parte do governo pelos direitos dos quilombolas é, muitas vezes, contrário ao desenvolvimento da região. Vieira, lembrou Dutra, afirmou que ONGs estrangeiras querem transformar o município num
território étnico. “Alcântara é um território étnico não porque há autoridades do governo federal a favor dela, não porque a Constituição estabelece que é garantido aos remanescentes de quilombos o direito aos seus territórios, mas porque há mais de 300 anos os negros estão lá”, argumentou.Acordo com EUA - Dutra voltou a criticar o acordo com os Estados Unidos para a utilização da base de lançamentos, que foi rejeitado pela Câmara. O acordo, segundo o parlamentar, seria nocivo às comunidades locais e à soberania nacional.


Fonte: Jornal da Câmara