quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Comunidade e Afro Religiosa Afro Brasiliense entregam manifesto ao candidato Agnelo Queiroz

Comunidade e Afro Religiosa Afro Brasiliense entregam manifesto ao candidato Agnelo Queiroz, o ato iniciou-se com uma caminhada da Plataforma da Rodoviária até a Praça Zumbi dos Palmares no CONIC. Durante o trajeto pode se ter uma idéia da intolerância de algumas pessoas em relação às religiões de matriz africana e brasileira, algumas pessoas reconhecidamente evangélicas atacavam os manifestantes com palavras tipo:" já estão apelando até para macumba, agora é que vão perder mesmo". Nunca em uma campanha política as Religiões de Matriz Africana e Brasileira foram tanto alvo de afirmações preconceituosas. A preocupação dos candidatos em se mostrarem cristãos ou pessoas ligadas às igrejas, deu-se a entender que a sociedade brasileira é composta por apenas dois seguimentos: o católico e o evangélico e que apenas para esses dois quem ganhasse iria governar. Os candidatos precisam entender que a sociedade é composta não apenas por cristãos, mas também por ateus, candomblecistas, umbandistas, kardecistas, indígenas, budistas etc. A sociedade brasileira é um mosaico composto por religiosidades e pensamentos diferentes é preciso que um postulante a cargo público entenda isso. Se um candidato senta com os cristãos ele também deverá sentar com representantes de outras comunidades religiosas. Foi pedido também na ocasião que o GDF pare com as derrubadas arbitrárias das casas de Religiões de Matriz Africana e Brasileira, que a comunidade afro religiosa receba por parte dos governantes o mesmo tratamento destinado aos católicos e evangélicos.

texto e imagens: Ògan Luiz Alves


























terça-feira, 26 de outubro de 2010

Manifestação na Praça Zumbi dos Palmares no CONIC.

Amanhã, quarta, dia 27 de outubro,19 horas, na praça Zumbi dos Palmares, ato da Frente da promoção da igualdade racial por um Novo Caminho no DF e Entorno. Vamos fazer a diferença.

ILHÉUS – URGENTE

RACISMO – INTOLERÂNCIA RELIGIOSA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER – ABUSO DE AUTORIDADE-TORTURA

Sábado dia vinte e três de outubro de 2010, por volta das 14: 00 hora, um pelotão da Polícia Militar da Bahia, invadiu o assentamento D. Helder Câmara, em Ilhéus, levando a comunidade de trabalhadores e trabalhadoras rurais a viverem um momento de terror, tortura e violência racial.

Os fatos: Ao ser questionado pela coordenadora do assentamento e sacerdotisa (filha de Oxossi) Bernadete Souza, sobre a ilegalidade da presença do pelotão da polícia na área do assentamento, por ser este uma jurisdição do INCRA – Instituto Nacional e Colonização de Reforma Agrária e, portanto a polícia sem justificativa e sem mandato judicial não poderia estar ali. Menos ainda, enquadrando homens, mulheres e crianças, sob mira de metralhadoras, pistolas e fuzil, o que se constitui numa grave violação de direitos humanos. Diante deste questionamento, o comandante alegando “desacato a autoridade” autorizou que Bernadete fosse algemada para ser conduzida à delegacia. Neste momento o orixá Oxossi incorporou a sacerdotisa que algemada foi colocada e mantida pelos PMs Júlio Guedes e seu colega identificado como “Jesus”, num formigueiro onde foi atacada por milhares de formigas provocando graves lesões, enquanto os PMs gritavam que as formigas eram para “afastar satanás”. Quando os membros da comunidade tentaram se aproximar para socorrê-la um dos policiais apontou a pistola para cabeça da sacerdotisa, ameaçado que se alguém da comunidade se aproximasse ele atirava. Spray de pimenta foi atirado contra os trabalhadores. O desespero tomou conta da comunidade, crianças choravam, idosos passavam mal. Enquanto Bernadete (Oxossi) algemada, era arrastada pelos cabelos por quase 500 metros e em seguida jogada na viatura, os policiais numa clara demonstração de racismo e intolerância religiosa, gritavam “fora satanás”! Na delegacia da Polícia Civil para onde foi conduzida, Bernadete ainda incorporada bastante machucada foi colocada algemada em uma cela onde havia homens, enquanto policias riam e ironizavam que tinham chicote para afastar “satanás”, e que os Sem Terras fossem se queixar ao Governador e ao Presidente.

A delegacia foi trancada para impedir o acesso de pessoas solidarias a Bernadete, enquanto os policias regozijavam – se relatando aos presentes que lá no assentamento além dos ataques a Oxossi (incorporado em Bernadete) também empurraram Obaluaê manifestado em outro sacerdote atirando o mesmo nas maquinas de bombear água. Os policias militares registraram na delegacia que a manifestação dos orixás na sacerdotisa Bernadete se tratava de insanidade mental.

A comunidade D. Hélder Câmara exige Justiça e punição rigorosa aos culpados e conclama a todas as Organizações e pessoas comprometidas com a nossa causa.

Contra o racismo, contra a intolerância religiosa, contra a violência policial, contra a violência à mulher, pela reforma agrária e pela paz.

Projeto de Reforma Agrária D. Hélder Câmara

Ylê Axé Odé Omí Uá

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Uma ótima ferramenta para nos conhecermos mais


No endereço http://www.slavevoyages.org/tast/index.faces tem uma ótima oportunidade de nos conhecermos melhor. O site traz mais de 35.000 documentos originais
acerca do tráfico transatlântico de escravos entre os séculos XVI e IXI. Uma oportunidade de nos conhecermos.

sábado, 23 de outubro de 2010

Marilena Chaui 1: Serra é ameaça à democracia e aos direitos sociais

Para ssistir e refletir. Sem a paixonisse absurda do extremo autoritário a qual cada parte entende que apenas eles são os detentores da verdade.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conversando com Yemonjá


Foto tirada na Praia do Itapuã - Salvador - Bahia.
Estava passeando na Praia de Itapuã e me deparei com essa cena, achei que o indivíduo estava muito absorvido por seus pensamentos. Quem sabe em sua própria vida?! Tratei a foto no photoshop e usei os passos para um High-Pass.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Toque de Boiadeiro 7 Porteiras no Ilê Oyá D'Agan


Neste domingo, dia 10-102010, Mãe Baiana fez um toque em família para o seu Boiadeiro 7 Porteiras, esteve presentes alguns convidados, já que o toque foi mais entre a família de santo. O toque teve como finalidade fazer com que os novos filhos da casa conhecessem o toque de boiadeiro e também começassem a desenvolver suas entidades e tomar conhecimento dos procedimentos da casa.

sábado, 9 de outubro de 2010

Babatunde Olatunji and Drums of Passion - Santa Cruz - 1995


BabaTundê Olatunji mostra neste video toda sua paíxão pela percussão. Homem simples alcançou o sucesso tardiamente, mas foi o suficiente para que pudesse com o dinheiro ganho nas apresentações e venda de discos montar postos de saúde em diversas vilas africanas. Um exemplo de vida.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pastores evangélicos acusam crianças de bruxaria

Crianças Bruxas: Acusadas em Nome de Jesus - legendado

Quando a razão perece. Será que é isso que Deus quer de seus filhos?!

Até quando Mama África irá sofrer as consequências dos atos insanos?
Escravizaram seus filhos com a desculpa de que a escravidão era para salvar suas almas. E agora? Em nome do Cristianismo estão cometendo inúmeras atrocidades. No Brasil Camelôs de Cristo vendem a salvação como se fossem a mercadoria mais vagabunda contrabandeada do Paraguai. Vi em um programa que colocaram carros luxuosos no altar para convencer os fiéis a doarem tudo o que tem para conseguirem um carro e uma casa de luxo também. Onde estão as autoridades que não tomam uma medida enérgica? Pessoas estão sendo ludibriadas, será que vamos chegar a situação que vemos na África? Já são inúmeros os casos de terreiros de candomblé e umbanda atacados por fanáticos pentencostais que se julgam donos exclusivos da salvação.