quinta-feira, 31 de março de 2011

Pai Nilo fala da Importãncia das Comunidades Tradicionais de Terreiro

Pai Nilo um grande defensor das relgiões de matriz africana, fala da importância dessas comunidades e da implantação da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiro.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Chega em Brasília o corpo do Ex-Pres. da República José Alencar

Após uma viagem de mais de uma hora e atrasos com procedimentos cerimonialísticos chega a Brasília o corpo do Ex-Pres. da República José Alencar para ser velado no Palácio do Planalto com a presença de autoridades e populares em geral. Após a celebração de uma missa com corpo presente, celebrada pelo arcebispo de Brasília a visita para o último adeus será aberta à população. Desde Tancredo Neves o Palácio do Planalto não realiza uma cerimônia fúnebre. Um dos grandes momentos do evento será a chegada do amigo Luiz Inácio Lula da Silva, que cancelou compromissos no exterior onde estava para estar presente no ultimo adeus ao amigo de mandato presidencial. A Presidenta da República Dilma, também já está em viagem de retorno ao Brasil para também participar das cerimônias de adeus a José de Alencar. O corpo foi desembarcado na Base Aérea de Brasília e depois foi conduzido em cortejo para o Palácio em carro aberto do corpo de bombeiros e guarnecido pelas forças militares brasileiras com carros de combate e recepcionado pelos Dragões da Independência na subida da rampa do Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes estavam populares que foram lhe prestar a ultima homenagem.
Fotos: Ògan Luiz Alves




terça-feira, 29 de março de 2011

Inauguração do CETRAB Brasília

Dia 25 de março o CETRAB inaugurou sua Sede Nacional em Brasília. Esteve
presente vários membros da comunidade afro religiosa e representantes
do governo local e federal. Após um breve tour nas instalações ,houve uma
elegante cerimônia de abertura no salão nobre que recebeu també
exposição de fotos Ogã Luiz Alves do CEN. O CEN também se fez
representar na fala da coordenadora Iyá Patrícia da Osun que destacou a
importância da unidade na luta nos direitos dos afro religiosos não só em
Brasília mas em todo o Brasil.Iyá Patrícia lembrou também que a partir do b
trabalho realizado por membros da comunidade afro-religiosa de Brasília e
Entorno, possibilitou uma maior visibilidade da religião e do trabalho das
comunidades de tradicionais de terreiro em Brasília, fazendo com que
outros estados e as instancias governamentais passassem a entender que
em Brasília há também uma comunidade afro-religiosa, outra questão
levantada por parte de Patrícia foi o fato de várias comunidade da
religiosidade terem acesso à distribuição de cestas de alimentos e nenhum
terreiro ser contemplado com o benefício em Brasília. A Deputada Arlete
Sampaio, atualmente Secretaria do Desenvolvimento Social
compromisso
governamentais. A deputada Érika Kokay que sempre se posicionou a favor
de nossas lutas levantou a importancia da unidade na luta e do histórico da
mesma, Erika ainda reafirmou que" todos nós não devemos esconder
nossas contas, pois Quem é de Axé diz que é". Marcelo, pres. do CETRAB
recebeu a todos com muito carinho e cordialidade colocando a casa à
disposição da comunidade e prometendo futuros projetos conjuntos com a
comunidade brasiliense. Mãe Dalila de Légua nos falou sobre as origens da
em
resolver
a
situação.
Fotos Ògan Luiz Alves





















Sessão solene em Homenagem ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Sexta-feira, dia 25 houve no Plenário Ulysses Guimarães na Câmara dos deputados em Brasília, uma sessão solene em Homenagem ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o evento contou com membros das Religiões de Matriz Africana levando aos deputados a indignação do que vem ocorrendo com mais intensidade no Brasil que é o ataque aos religiosos e templos de Matriz Africana. Infelizmente o assunto ainda assusta e faz com que muitos ainda sob o manto da pseuda liberdade religiosa achem perda de tempo a discussão e debates sobre o assunto. Nós membros das religiões de matriz africana, sabemos muito bem como se dá o processo, pois somos nós as maiores vítimas do processo teocrático em andamento por hora no Brasil. Há um sentimento por parte de algumas lideranças religiosas especialmente evangélicas neo-pentecostais o afã de querer que todo o Brasil se converta ao cristianismo, agindo inclusive de forma intolerante em relação aos membros das religiões de matriz africana.Não são poucos os relatos e fatos. Por isso a comunidade afro religiosa de Brasília composta de várias nações e umbanda e entidades como o CEN e o FOAFRO, já há alguns anos vem agindo dentro do Congresso Nacional de forma a levar os políticos a discutirem e mostrarem de que lado estão. Derrubando inclusive a pseuda máscara da liberdade religiosa e democracia racial. É preciso entendermos o que está por trás de tantas atitudes. Até os anos 90 a igreja católica era absoluta dentro do governo, a mesma conseguiu inclusive durante séculos em nosso país ser confundida com o poder e em determinados casos se por até acima do governo, ditando as regras para que o mesmo seguisse. Agora com o advento das religiões eletrônicas o catolicismo perdeu um considerável espaço, mas a fome de poder das religiões eletrônicas as fazem passar por cima de qualquer atitude ética, sob a alegação de que o que importa é salvar almas. Coincidentemente o mesmo argumento utilizado por aqueles que buscavam os negros na Àfrica para escravizá-los.





segunda-feira, 28 de março de 2011

Pai Joel de Oxalá fala da importância da Frente Parlamentar

Pai Joel de Oxalá fala da importância da implantação da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiros.
Imagem Ògan Luiz Alves

quinta-feira, 24 de março de 2011

Depoimento da Deputada Janete Rocha Pietá sobre a importância da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiro

A Deputada Federal pelo Estado de São Paulo, Janete Rocha Pietá (PT) deu um depoimento sobre a importância da implantação da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiro. A deputada afirma que os Terreiros são muito mais que um espaço religioso, mas de grande importância cultural e de preservação da identidade negra brasileira.


EXPLORAÇÃO NA FESTA DE YEMANJÁ


PLENÁRIA NA ALESP.
27 DE MARÇO DE 2011 – 15HS

O Movimento Chega!!! e o Grupo Guerreiros do Axé estão organizando uma PLENARIA DE DEBATE, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no próximo dia 27 de Março de 2011 - domingo as 15hs para debater sobre as propostas que visão acabar com a exploração e cobranças indevidas contra os templos da nossa comunidade para que possam realizar suas atividades religiosas no litoral paulista.

É importante e fundamental que VOCÊ participe desta PLENARIA DE DEBATE E CRIAÇÃO DE PROPOSTAS. Acreditamos que você faça parte do grupo de lideranças religiosas, presidentes de federação e simpatizantes da nossa comunidade que não aceitam mais ficar calado e parado diante de tanta exploração e descaso contra nossos direitos.

Nosso principal objetivo é colher propostas e formar uma comissão que coordenará em meados de julho uma AUDIÊNCIA PUBLICA, que irá propor as autoridades publicas Municipais e Estaduais um projeto, que beneficie todos os templos da nossa comunidade com no mínimo a gratuidade e o livre acesso as praias para prática religiosa durante os FESTEJOS DE YEMAJÁ. Já a partir de 2011.

Ajude a mobilizar nossas lideranças religiosas, encaminhe nosso convite a todos que você conhece. A participação é livre e aberta ao publico em geral. Não podemos deixar de lutar por nossos direitos, mas esta luta somente poderá ser vencida com sua ajuda e PARTICIPAÇÃO.

LOCAL: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE S. P. -
IBIRAPUERA / SP

DATA: 27 DE MARÇO DE 2011 – 15HS ( Não haverá atraso para o Inicio)

Faça contato e tenha maiores informações
(11) 3453-6175 / 5599-4673 / 8323-9056 / 6645-2630 contato@guerreirosdoaxe.com.br

quarta-feira, 23 de março de 2011

Um Pedido da família do Doté Zezinho da Boa Viagem.

Caros amigos,

Eu ekedje Flichielle de Osun venho em nome do meu kwé TERREIRO DA BOA VIAGEM solicitar aqueles que tiveram a indelicadeza de fotografar o enterro de nosso Doté ontem (22 de março) que não publique as fotos em jornal ou as divulgue através das redes sociais;nosso Doté Zezinho da Boa Viagem deu inumeras é maravilhosas entrevistas para jornais ,revistas, rádio e sempre que solicitado deixava se fotografar ele e nossa casa,divulgue essas imagens alegres.

Nosso pai não gostaria que sua ultima imagem fosse lembrada por um caixão!

Toda a sua vida foi dedicada aos voduns e as pessoas,e por seu anos de dedicação e sabedoria deve ser lembrado com carinho e respeito!

Pedimos pelo nosso sentimento, que respeitem esse momento e quardem as fotos que tiraram pra si,e que divulguem sim o falecimento de nosso pai e o quão importante ele era para o candomblé; uma perda irreparavél como a nossa não deve passar em branco, ele era uma pessoa ilustre e muito querida, prova essa que havia mais de 400 pessoas ontem na cerimônia do enterro.

Portanto reforço se desejam divulgar o seu falecimento em notas de redes sociais,revistas ou jornais divulgue fotos que demonstre o que ele era, e a sua alegria que contagiava sempre,o que não falta são fotos que demonstram a sua felicidade em meu orkut ,autorizo copias delas sem nenhum problema.

NÃO DIVULGUEM FOTOS FRIAS tiradas em um momento de grande tristeza e perda ,aquele momento esteve longe de ser um EVENTO SOCIAL ONDE DEVE SER FOTOGRAFADO,DIVULGADO E VENDIDO! Tenham certeza que ali estavam todos que ele desejava que estivesse, e aqueles que não chegaram deveram ter em sua memoria registrado apenas sua sabedoria e alegria.

Respeitem esse momento,respeitem a memoria de nosso Doté Zezinho da Boa Viagem.

Kolofé!

Atenciosamente,

Ekede Flichielle t´Osun

Núcleo de Parlamentares Negros - “Os direitos dos Quilombolas no Ordenamento Jurídico Brasileiro e Internacional”

fotos Ògan Luiz Alves
Dep. Luiz Aberto na direção dos trabalhos.


Mãe Patrícia de Osun ( CEN - BSB)



Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros

O Núcleo de Parlamentares Negros promoveu nesta terça-feira o seminário “Os direitos dos Quilombolas no Ordenamento Jurídico Brasileiro e Internacional”. Ao final do evento foi lançada a Frente Parlamentar Mista da Igualdade Racial em Defesa dos Quilombolas.

Créditos/ Câmara Hoje
Paula Medeiros - repórter

Mãe Flávia Pinto (RJ) e Pai Ojú Obá (BSB)





A TV Camara deu destaque para o evento.

Mais Intolerância...



Sandra

A LAVAGEM DA ESCADARIA É NOSSA !!!

Caros (as) Companheiros(as),

Há 26 anos consecutivos, que será comemorado no dia 23 de abril de 2011, sábado de Aleluia, duas mulheres negras de nossa cidade iniciaram o que se pode afirmar ser o maior símbolo de Resistência Religiosa em homenagem a Oxalá: a lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas, em busca do respeito e visibilidade às Comunidades Tradicionais de Terreiros.

Vestidas de branco, M'ametu Corajacy e M'ametu Dango, da nação angola, acompanhadas de seus filhos de santo e de fé, desceram à Rua 13 de Maio, com jarros com flores brancas na cabeça, cantando e louvando seu deus africano.Durante estes 25 anos, este evento cresceu e foi ganhando parceiros que deram à lavagem um brilho muito especial, tais como: o vereador Sebastião Arcanjo (Tiãozinho do PT), que incluiu a lavagem no Calendário Oficial do Município e após, enquanto deputado, no Calendário Oficial do Estado de São Paulo; Benê Paulino que nunca se furtou em fazer o som; a Quorum Fragrâncias patrocinadora da alfazema, essência colocada nos jarros com água; a Gráfica Silva Marts, que patrocina os cartazes e panfletos e muitos outros amigos que sempre apoiaram esta iniciativa.Hoje, além dos filhos de santo e de fé, a lavagem conta com a participação de terreiros também da Umbanda.Durante os últimos 25 anos, todos os Prefeitos de Campinas participaram deste ato religioso, dada a importância do mesmo. Neste sentido, não posso deixar de expressar minha surpresa, quando recebo a Convocação do Diário Oficial do Município para uma reunião de organização da lavagem das escadarias, assinado pela Secretária de Cultura, onde sequer as idealizadoras e responsáveis por este símbolo de resistência, sequer foram convidadas.Desde que a Prefeitura Municipal apóia este evento, por força de Projeto de Lei, a parte que lhe compete é a infra-estrutura, o que sempre foi cumprido; como é possível então uma Convocação para uma reunião onde as Fundadoras e Organizadoras do evento não são informadas?Será que teremos que começar tudo de novo? Este evento é aberto: para participar do cortejo precisa estar vestindo branco e todos os terreiros podem participar; quem será que está orquestrando este movimento de fomentar reunião para organizar o que está organizado há 25 anos? Quem quer que seja, pegue um grupo de pessoas e organize uma ação tal como a lavagem ou a festa de São Jorge, mas, por favor, não desrespeite quem já chegou aqui há 25 anos.

Nossa proposta é de uma relação de respeito, afeto e entendimento e não podemos de maneira alguma, deixar que um conjunto de ações que lutamos para conquistar atravesse nossos caminhos.

Asé,

Ekedje Edna de Oyá

Presidente do Grupo Força da Raça

Secretária de Combate ao Racismo do PT

da Macro Região Campinas

terça-feira, 22 de março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

Nota de Falecimento

A família da Corte da Planta Myllegy - Pai Jorge de Oxóssi comunica com pesar o falecimento do Doté Pai Zezinho da Boa Viagem, ocorrido hoje no Rio de Janeiro. O corpo será velado no Kwe (roça) situado na Rua Maria Geralda Santos nº 12 a 16 - vila Iracema - Nova Iguaçú RJ

quinta-feira, 17 de março de 2011

Deputado Ivan Valente, faz em plenário discurso contra a Intolerância Religiosa

Um dia após o ato de sensibilização em prol da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiro promovido pelo CEN e Foafro - DF, com a participação de inúmeros deputados entre eles Érika Kokay e Valmir Assunção (autora e co-autor do requerimento), o deputado Ivan Valente fez pronunciamento no Plenário Ulysses Guimarães criticando as atitudes de intolerância religiosa e a formação de leis que tenham por objetivos os ataques velados aos seguidores e a comunidade afro-religiosa brasileira. Veja abaixo o vídeo do pronunciamento e leia o discurso

Imgem TV Camara

Discurso:

Sem revisão
O SR. IVAN VALENTE (PSOL-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradecendo a V.Exa.,quero dar como lido nosso pronunciamento pela liberdade de crença, em repúdio aos ataques às religiões de matrizes africanas.
Nós temos defendido o Estado laico e a ampla liberdade religiosa. O que está acontecendo agora na cidade de Jundiaí, em vários Municípios, éa tentativa de impor leis que impedem a liberdade de crença e fomentam o preconceito contra religiões de matrizes africanas.

É o que está acontecendo nessa cidade, agora enrustido num projeto de defesa do meio ambiente, na Serra do Japi.
A Constituição brasileira, no seu art. 3º, garante como objetivo da República Federativa do Brasil a liberdade de crença, que é inviolável. O mesmo artigo assegura o livre exercício dos cultos religiosos e garante a proteção aos locais da sua prática.
O art. 19 estabelece ainda que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios embaraçar o funcionamento dos cultos religiosos.
Obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Jorge Tadeu Mudalen) - Muito obrigado.

SR. IVAN VALENTE (PSOL-SP. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, um novo ataque às religiões de matrizes africanas estáacontecendo em São Paulo, na cidade de Jundiaí. De forma semelhante ao que já foi constato em tantos outros municípios, tenta-se aprovar na Câmara de Vereadores um projeto de lei municipal que impede a liberdade de crença e fomenta o preconceito contra as religiões de matrizes africanas. Não bastassem as agressões que tais religiões e seus praticantes sofrem cotidianamente nos meios de comunicação em todo o Brasil, em programações que violam os critérios de exploração do serviço de radiodifusão no país e legitimam a intolerância religiosa, nos últimos anos tem propagado iniciativas institucionais, vindas dos poderes Executivos ou Legislativos, de restrição ao livre exercício dos cultos religiosos. O caso recente, que tem mobilizado a atuação do PSOL em Jundiaí e de um conjunto de organizações e representantes das religiões de matrizes africanas, éo do Projeto de Lei 10.411/2009, de autoria do vereador e pastor evangélico Enivaldo Ramos de Freitas (PTB). O PL altera a Lei 3.672/91, que criou a Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi, para nela vedar um conjunto de atividades que, na prática, impedem a prática de cultos afrobrasileiros na região.
Segundo o vereador, "nas regiões próximas a cachoeiras e nascentes pode-se constatar grande quantidade de velas votivas abandonadas, restos de alimentos, artigos de vestuário, animais mortos e outras peças utilizadas na prática de cultos religiosos, que são lançados diretamente na mata e nas águas, poluindo a reserva ecológica". Por trás da suposta boa intenção de preservar a Serra do Japi está, no entanto, a tentativa de cerceamento da liberdade de prática religiosa.
No dia 01 de março, a mobilização do movimento garantiu o adiamento da votação do projeto para o dia 6 de setembro. No entanto, senhor Presidente, trata-se nitidamente de uma lei inconstitucional, contra a qual, se aprovada, certamente caberão recursos ao Supremo Tribunal Federal.
O Artigo 3o da Constituição de 1988 afirma como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, entre outros, a liberdade de crença, que é inviolável. O mesmo artigo assegura o livre exercício dos cultos religiosos e garante a proteção aos locais de sua prática. O Artigo 19 estabelece ainda que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios embaraçar o funcionamento dos cultos religiosos.
Trata-se de um direito afirmado há décadas, que foi com o passar do tempo consolidado em inúmeros tratados e acordos internacionais ratificados pelo Brasil. O que dizem estes textos internacionais tem, portanto, poder de lei em nosso território. O Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por exemplo, diz que "todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em publico ou em particular". Já a Convenção Americana de Direitos Humanos acrescenta que "ninguém pode ser submetido a medidas restritivas que possam limitar sua liberdade de conservar sua religião ou suas crenças".
Constatando que o desprezo e a violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, em particular o direito a liberdade de religião, causaram direta ou indiretamente guerras e grandes sofrimentos à humanidade, instigando o ódio entre os povos, e reconhecendo que é essencial promover a compreensão, a tolerância e o respeito nas questões relacionadas com a liberdade de religião, as Nações Unidas aprovaram uma declaração específica sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação fundadas na religião.
O texto afirma que "ninguém será objeto de discriminação por motivos de religião ou convicções por parte de nenhum Estado, instituição, grupo de pessoas ou particulares", e que "a discriminação entre os seres humanos por motivos de religião ou de convicções constitui uma ofensa à dignidade humana e uma negação dos princípios da Carta das Nações Unidas, e deve ser condenada como uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais". Os Estados que assinaram a declaração, entre eles o Brasil, se comprometeram a fazer "todos os esforços necessários para promulgar ou derrogar leis, segundo seja o caso, a fim de proibir toda discriminação deste tipo e por tomar as medidas adequadas para combater a intolerância".
Uma das respostas a este compromisso internacional veio com a aprovação, no Estatuto da Igualdade Racial, de um artigo que explicita a obrigação do poder público de adotar medidas para combater a intolerância com as religiões de matrizes africanas e a discriminação sofrida por seus seguidores.
Não cabe, portanto, senhoras e senhores Deputados, que uma lei da natureza desta que está sendo discutida em Jundiaí - e que se reproduz de forma semelhante em diversos municípios - seja aprovada. O Brasil tem uma dívida histórica com o povo negro e não pode permitir que a ingerência de interesses religiosos no poder público resulte em ataques institucionalizados à cultura afro-brasileira e em mais violações de direitos fundamentais dos afros descendentes e dos seguidores das religiões de matrizes africanas. O PSOL seguirá alerta contra iniciativas desta ordem, que além de inconstitucionais, são extremamente lesivas para a nossa democracia.
Muito obrigado.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mês das Mulheres.


Mãe Baiana de Oyá - guerreira na luta contra a Intolerância Religiosa e dos movimentos femininos. Mãe Baiana teve seu Ilê (Ilê) templo derrubado pela AGEFIS no governo Arruda em uma clara demonstração de intolerância relgiosa, a mesma não pode nem mesmo pegar os assentamentos ( potes sagrados) que estavam dentro do templo, outra irregularidade foi a hora em que ocorreu o fato, 19:00 horas e sem aviso judicial ou mesmo algum comunicado por parte do governo.

Campanha de sensibilização pela Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiro.











As Comunidades Tradicionais de Terreiro através do CEN - Coletivo de Entidades Negras e o FOAFRO - Fórum Religioso de Matriz Africana do DF e Entorno, organizaram um café da manhã para os deputados visando sensibilizar para a formação da FRENTE PARLAMENTAR, apresentaram suas propostas, entre elas: Promover o marco legislativo, ações de defesa das religiões de matrizes africanas, pela liberdade do culto e contra a intolerância;2. propor leis que dêem as cassas religiosas de matrizes africanas os mesmos tratamentos que outras tradições religiosas gozam em nosso país;promover ações que efetivem a liberdade religiosa tais como audiências públicas, seminários e eventos que ensejem em si a defesa do direito de culto;Ainda no marco legislativo, agir para que o estado, em suas esferas Federal, Estaduais e MUNICIPAIS, NÃO SE TORNE, ELE MESMO VIOLADOR AO DIREITO DE CULTO NO BRASIL, COM AÇÕES QUE VISEM DESTRUIR O PATRIMÔNIO RELIGIOSO DAS CASAS DE TERREIRO.Estiveram presentes os Dep.:
Erika Kokay( autora do requerimento da frente),
Walmir Assunção( co-autor do requerimento)
Daniel Almeida;
Luiz Alberto;
Jean Willians;
Sarney Filho;
Edson Santos;
Janette Rocha Pieta
Domingos Dutra;
Eudes Xavier: entre outros
Também contamos com a representatividade do Governo Federal: Eloi ferreira - Presidente da Fundação Palmares, Renata Rossi- Subsecretaria de Planejamento e gestão Interna da Secretaria de Política das Mulheres; Silvany Euclenio - Diretora de programas para Comunidades Tradicionais da Secretaria de Igualdade Racial. Além da presença ilustre de Zulu Araújo, Alexandro Reis , Mauricio Reis, Marthios da Chagas e grandes personalidades da Comunidade de Terreiros, entre elas Yalorixás, Babalorixás, Tatetos, Mametos, Ogã, Ekedes, pais de santo e mães de santo de Umbanda.