sábado, 30 de junho de 2012


Semana passada foi divulgada uma pesquisa relatando o aumento da comunidade evangélica em relação às demais denominações religiosas, mostrando ainda que o seguimento que mais perdeu adeptos foram os católicos. Não sou católico e nem evangélico, mas é preciso analisarmos alguns pontos de tal pesquisa:
O que cresceu realmente foi o cristianismo no setor evangélico ou foi o comércio da fé?! Porque pergunto isso? Simples, vivemos em um país onde é  mais fácil abrir uma igreja do que uma empresa e tal prática tem se mostrado muito comum nos últimos dias. Não falo aqui das denominações seculares e tradicionais, mas da vergonhosa prática mercantilista que está presente nos dias atuais a partir do surgimento do seguimento neo-pentecostal cuja prática é trocar o SER pelo TER, o aumento da bancada evangélica aliada a pratica de utilizar o número de fiéis como moeda da barganha política tem feito com que não o cristianismo filosófico, mas materialista tenha tido o real crescimento de fato em nossa sociedade e no fim todos se intitulam enquanto evangélicos por ser mais cômodo e útil a determinados interesses. Outro ponto a ser avaliado é a perda de fiéis por parte da igreja católica, tal situação começou a ser pontuada a partir do extermínio da Teologia da Libertação, onde setores da igreja se colocavam a defesa dos menos favorecidos, especialmente nos campos e fábricas de todo o Brasil. Os maiores inimigos da Teologia da Libertação no Brasil, Dom Eugênio Sales sob a regência de Joseph Ratzinger atual papa Bento XVI, dificultaram em muito os trabalhos de ícones da igreja na década de 80 como: Dom Valdir Calheiros, Dom Hélder Câmara, Dom Mauro Morelli ( esse sendo vítima inclusive de um sequestro e estrupo com o claro objetivo de desmoralização do seguimento libertário da época). Quem não se lembra do espantoso castigo imposto ao teólogo Leonardo Boff? Acontecimento que desagradou profundamente seguimentos mais progressista dentro da igreja católica. Observando tal situação, o  abandono literalmente falando por parte da igreja católica das camadas sociais mais atingidas pela pobreza, grupos ao observarem tal situação viram uma oportunidade de se apropriar de um seguimento abandonado e então desamparado espiritualmente. Daí o surgimento do tão propalado crescimento do seguimento evangélico. Agora o que devemos ter em mente é o que virá após tal divulgação. Visto que os ataques às outras denominações religiosas em especial as de matriz africana, ameríndia e brasileiras tem sido uma constante por parte do seguimento neo-pentecostal. Por Ògan Luiz Alves

quarta-feira, 27 de junho de 2012


Hoje estudantes e membros do EDUCAFRO, fizeram uma manifestação no Palácio do Planalto, uns ficaram dentro do Palácio e outros em frente e todos se acorrentaram e estão fazendo greve de fome exigindo da Pres. Dilma uma solução para a questão que trata da contratação de negros nas empresas govenamentais.