quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mais um ato de intolerancia!

Fonte:  Jornal Folha Popular



*Foto: Imagem de Exú coberta durante uma vigília evangélica no Centro de Referencia da Cultura Afro-Brasileira

A ação do grupo evangélico que cobriu imagens de orixás, derrubou esculturas artísticas e virou contra parede quadros que fazem alusão aos símbolos de matriz africana na cidade Lauro de Freitas, no ultimo dia 09 de novembro, desperta a sociedade, as autoridades religiosas e políticas para um importante debate que não pode mais ser ignorado. O ódio religioso.

A tentativa de negar as variantes africanas no Centro de Referencia da Cultura Aro-Brasileira se constitui numa grave ameaça a constituição e pode ser o anunciar de uma crise social que pode trazer consequências terríveis a sociedade se as autoridades instituídas não tomarem providencias enérgicas e imediatas.

Cobrir as imagens dos orixás e virar os quadros pra a parede é negar a essência de um povo. É destruir a história de homens e mulheres que durante séculos pautaram suas vidas na luta contra o racismo e a escravidão.

A interferência de vereadores na condução de ações religiosas precisa ser debatida de forma séria pela mesa da Câmara Municipal pois este estopim do ódio pode correr o risco de ter sido gerado a partir da ação de um parlamentar.

E por fim, o executivo precisa a partir do Departamento de promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Cultura, Conselho Municipal de promoção da Igualdade e Secretaria de Mulheres propor um debate que assegure a livre manifestação da fé, ao mesmo tempo em que garanta a integridade de símbolos sagrados, dos espaços de referencia e do patrimônio material e imaterial de um povo que de forma pacifica e ordeira vem construindo os pilares dessa nação.

Ricardo Andrade
Gerente de Ações Afirmativas do DPIR
Coletivo de Entidades Negras

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

III CONAPIR

Terminou hoje os trabalhos da III CONAPIR em Brasília. com a participação de mais de 1500 pessoas o evento contou com a presença da Presidenta Dilma na abertura oficial.